Sebrae Respostas Latest Perguntas

Ta Santos
  • 1
  • 1
Novo na comunidade

Perdi o meu trabalho por causa do auxílio emergencial, como resolvo?

  • 1
  • 1

eu fui exonerada do meu trabalho porque consta que eu sou beneficiária do auxílio emergencial, eu não solicitei nada, só recebi indevidamente porque estou no cadúnico e eu comecei a trabalhar no final do ano passado e já tinha o cadúnico, eu devolvi as duas parcelas, tenho os comprovantes e o meu nome está no portal da transparência como devolvido à união, mesmo assim eu fui exonerada, o que eu posso fazer? Eu tô achando isso muito injusto, tô muito transtornada e esse auxílio emergencial é um inferno.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Olá Tá Santos!

    Se a sua exoneração foi motivada por algum motivo ético, como suposto recebimento irregular do auxílio, há possibilidades de tentar, administrativamente, a reconsideração da decisão.

    Se foi um órgão público ou privado é possível ainda uma ação judicial pedindo a anulação do ato que exonerou/demitiu.

    É possível ainda em ação autônoma um pedido por danos morais.

    Precisaria entender melhor as motivações e circunstâncias do ato.

    Indico o ubilex.com.br como um bom lugar para encontrar um advogado online mais perto de você.

    • Resposta foi editada

      TCE e a CGU de cada estado tem a lista dos servidores, exoneraram todo mundo no meu caso e querem que prove quem não pediu, não apenas o fato de ter devolvido ou não, porque pelo o que eu vi, isso só atenua no caso de problemas penais.  Como eu disse, eu não pedi, meu cadúncio está desatualizado, quem tem sabe que o cadastro fica ativo por 2 anos e a vida da pessoa muda muito em 2 anos, tanto que, fui trabalhar neste local público e tiraram todo mundo. Eu não estou dizendo nem que tá errado, só que deviam ter procurado saber antes se a pessoa solicitou ou não, tô muito triste, pagando por uma coisa que eu não fiz.

      e eu fiz o cadúnico porque no momento que eu fiz, era compatível com o programa e queria isenção em taxa de concurso, só por isso, nunca recebi bolsa família e essas coisas assim. Tô chocada, se preparem, assusto mesmo, 6138 pessoas só no país devolveram, eles estimam que foi um erro de 8 milhões, a grande maioria pediu para fazer pé de meia com esse dinheiro, eu vou tomar as minhas providências.

  2. Quem.entregou não sofrerá punição na esfera penal e civil não se preocupe agora se eu fosse você entrava na justiçá para reaver sua vaga Você era comissionado ou efetivo?