O que você precisa para ser um empreendedor digital?
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O pilar do empreendedorismo digital é conhecer, de forma clara, o funcionamento da tecnologia. Isso não quer dizer, de modo algum, que você precisa ser programador, saber todo o funcionamento dos sistemas ou ser especialista em informática. Você precisa conhecer, essencialmente, a forma como o cliente estará em contato com o seu produto – seja lá como for o ambiente por trás do negócio.
Por exemplo, se você monta uma loja virtual de roupas, você será quem dirá como as peças são apresentadas, como deve funcionar o provador virtual, o que você pretende para o visual do seu site, etc. Você contratará alguém para criar os ambientes virtuais, mas é você quem tem que pensar no cliente e saber o melhor para o seu negócio.
Também é preciso observar a si mesmo para montar um negócio: algumas características do empreendedor formam um perfil de atuação o qual você deve analisar se possui ou se precisará desenvolver. Entre as que farão diferença para um negócio digital estão a capacidade de buscar informações e, claro, a persistência.
Salientamos aqui a busca de informações justamente porque é um mercado novo e muito ágil, as novidades aparecem a cada minuto – literalmente. Ter conhecimento do que está ocorrendo, mesmo que em outros países, pode ser crucial para que o desenvolvimento do que você está propondo seja bem recebido – e não fique ofuscado por alguma novidade recém tirada da cartola de alguém.
Persistência é uma das mais importantes características de quem tem um negócio, e o mesmo vale para as empresas digitais. É improvável que ao ter uma ideia inovadora, você acerte na primeira tentativa após colocá-la em prática, então não entre no negócio com essa mentalidade. A melhor forma de encarar é dando um passo de cada vez, testando e recomeçando, se preciso, até acertar o caminho.