Carlos Andreasse
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O que é Overdelivery? (delivery para restaurante)

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  1. O que é Overdelivery? 

    O termo Overdelivery advém do Inglês, e significa, na tradução literal, “entregar a mais”. A expressão diz respeito à prática de entregar mais do que lhe foi pedido.

    Ou seja, dentro de um restaurante, significa superar as expectativas dos seus clientes. Quer dizer que você entrega tudo o que era esperado e algo a mais.

    Pode parecer um exagero, e muitos restaurantes acabam não entregando nem o que foi pedido pelo cliente, certo? Mas o seu negócio precisa ser diferente.

    Quando você entrega algo que o cliente não estava esperando, ou não pediu, seja no serviço, atendimento ou até no produto, ele é surpreendido positivamente.

    E isso é importante porque, para otimizar a experiência do cliente, é preciso mexer com suas emoções, fazer ele sentir algo diferente que não sentiu em outras experiências comerciais. Isso é o que vai fazer ele voltar para seu restaurante.

     

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    Benefícios da estratégia de Overdelivery!

    Pode parecer que o Overdelivery traz vantagens para seus clientes, mas na verdade quem se beneficia mais é a sua empresa!

    Isso porque um cliente satisfeito se torna a maior estratégia de marketing de um restaurante. Isso é chamado de Marketing Orgânico, quando uma pessoa espontaneamente divulga seus produtos para colegas ou pelas redes sociais.

    Além do marketing orgânico, você aumenta a fidelização de clientes. Um resultado fundamental para qualquer empresa, pois sabemos que é mais fácil e mais vantajoso fidelizar clientes do que conquistar novos.

    Outra vantagem do Overdelivery é que, quando seus clientes satisfeitos divulgam sua empresa para pessoas relacionadas, você conquista um público mais similar e agregado. Ter um público-alvo definido é importante para traçar estratégias de negócio.

    Além dessas estratégias, podemos falar de outra, conhecida como Posicionamento de Marca. O posicionamento de marca está relacionado com as relações públicas da empresa e basicamente diz respeito à imagem que você deseja construir da sua marca.

    Com o Overdelivery, você constrói um posicionamento de marca como uma empresa diferente, que se destaca da concorrência e está focada na satisfação dos seus clientes acima de tudo!

    E o melhor, o Overdelivery não precisa ser uma estratégia custosa para sua empresa. Pode ser uma coisa simples, de investimento baixo e de grande retorno financeiro. Veja mais sobre as técnicas:

     

    6 dicas de marketing de baixo custo para restaurante

     

    Como aplicar o Overdelivery: Técnicas e estratégias

    A estratégia de overdelivery pode ser muito vantajosa para o seu negócio e para seus clientes, pois garante a satisfação e a fidelização de clientes. No entanto, é necessário planejar essas ações com cuidado.

    Existem muitas técnicas possíveis de serem aplicadas para conseguir esse resultado, desde um cupom de desconto até um brinde. Porém, é necessário garantir que essas estratégias condizem com seu público e com a realidade da sua empresa.

    Antes de lançar mão desses recursos, é necessário entender quem é seu cliente. Aqui entra uma pesquisa de mercado, de público e o desenvolvimento de uma persona. Para tanto, utilize os conhecimentos da sua equipe de atendimento e de marketing.

    Oferecer qualquer “vantagem” que não agrade seu cliente ou não desperte seu interesse, não vai agregar retorno nenhum para seu negócio.

    Entendendo melhor os gostos de seus clientes, tente criar uma lista com possíveis estratégias de Overdelivery. Para se inspirar, aqui estão algumas muito comuns:

    • Brindes: A forma mais fácil de mostrar para o cliente que você está entregando algo a mais é um brinde físico. Pense no seu público alvo e seja criativo;
    • Cupons de desconto: Essa técnica garante o retorno ao seu estabelecimento e fortalece o relacionamento com o cliente;
    • Mensagens personalizadas: Muitos restaurantes adotam essa estratégia no delivery, na forma de bilhetes ou nas embalagens. É uma estratégia de baixo custo e agrega um diferencial;
    • Vantagens para delivery: É interessante estimular o seu cliente do delivery à visitar seu restaurante, e vise versa;
    • Prazo de entrega: Uma surpresa sempre agradável é quando uma empresa supera nossa expectativa do tempo de espera da entrega;
    • Embalagens: Principalmente no delivery, é importante ter embalagens com design forte, que mostre sua marca e agrade o senso estético dos clientes;
    • Experiências: Essa estratégia depende exclusivamente da sua criatividade. Baseado em seu público alvo, pense em experiências sensoriais agradáveis para seus clientes.

    Por fim, é muito importante pensar na realidade do seu negócio. Cada estratégia demanda investimentos de tempo e dinheiro. Então planeje muito bem sua ação para não sair no prejuízo.

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