Sebrae Respostas Latest Perguntas

Perguntas Frequentes
  • 0
  • 0
Sebrae

O que é o pagamento online?

  • 0
  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. O Pagamento Online é a principal ferramenta de cobrança de ecommerces (lojas virtuais), aplicativos de pagamento móveis (mobile payment) e soluções como transferência online de débito. Para que esse tipo de pagamento aconteça, é necessário existir um gateway (software online de pagamentos), um subadquirente (intermediador) e/ou um adquirente presentes na transação.

    Hoje em dia é possível usar pagamento online para diversos tipos de serviços, seja para comprar um produto, pagar prefeituras/órgãos públicos entre outros tipos de prestações.

     

    Pagamento on-line: diferenças e formas de recebimento.

    Pagamento online em ecommerce: lojas virtuais vendem através de uma plataforma digital de produtos, onde o cliente paga no exato momento da confirmação da compra. O banco emissor do cartão de crédito do cliente, recebe a informação em tempo real a solicitação de aprovação. Na prática, essa forma de pagamento online, a operadora de cartão cobra o valor da compra no limite do cartão de crédito do cliente (que paga uma fatura) e o lojista recebe em até 31 dias em sua conta corrente a venda efetuada, já com os descontos de adquirentes (Elavon, Cielo, Rede, GetNet e etc), no caso de se usar um gateway. Alguns subadquirentes, que intermediam e administram a venda do cliente, pagam em prazos diferentes, podendo chegar até em um dia útil.

    Pagamento online em mobile: aplicativos também são capazes de cobrar online através de um gateway de pagamento online ou intermediador. Um bom exemplo são os aplicativos de taxi, onde o cliente ao final da corrida, faz um checkout e paga o valor da corrida. Nesse tipo de pagamento online, o lojista também recebe em até 31 dias da conclusão da venda se estiver usando um gateway ou adquirente.

    Pagamento online em transferência online de débito: A maioria dos bancos brasileiros oferece essa forma de pagamento para seus respectivos clientes. O mais usado deles é o ItauShopline, do Itau Unibanco, onde as lojas virtuais fornecem a possibilidade de clientes do banco, autorizarem a compra através de uma transferência online. Para que isso aconteça o cliente é levado ao ambiente do banco para completar o checkout transparente. Nessa forma de pagamento, o cliente é debitado em conta corrente no ato da compra e o lojista recebe em um dia útil na conta da empresa. É o débito direto.

    Pagamento online em DDA – Essa forma de cobrança online é o Débito Direto Autorizado. Para que isso aconteça, ainda é necessário o envio de um arquivo de cobrança da empresa prestadora para o cliente. O banco solicita autorização desse cliente para debitar diretamente da conta corrente. Na prática o cliente reconhece a dívida e dá o aceite no arquivo eletrônico que era na sua origem um boleto. Muito difundido pelos bancos, o DDA ainda não se consolidou.

     

    Principais vantagens do pagamento online

    Algumas vantagens como aprovação em tempo real e análise de fraudes, fazem do pagamento online uma poderosa ferramenta para clientes e comerciantes. Para lojas virtuais e negócios online, esse tipo de pagamento se torna necessário e indispensável, já que a relação cliente x loja depende muito dessa aprovação online para que seja entregue o produto ou disponibilizado um acesso no caso de softwares SaaS (software as a service), porém algumas vantagens valem ser reforçadas:

    – Aprovação em tempo real – sem burocracias e espera de serviços terceiros para obter confirmação da venda.

    – Possibilidade de vender online. Lojas, clubes de futebol, academias e até estacionamentos podem começar a vender online. Basta estudar o mercado e seu público alvo.

    – Economia de tempo com processos burocráticos. Além de oferecer o benefício de acesso, tempo é dinheiro. Emitir cheques e boletos levam mais tempo do que se imagina para emitir, pagar e conciliar.

    – Análise antifraude. O pagamento online permite integração com softwares que analisam perfis e dados para garantir que a venda não se trata de uma fraude.

    – Sustentabilidade, já que a redução de papel por exemplo, são significativas. É sustentável porque elimina drasticamente a emissão de boletos. Além de tempo.

    – Acessibilidade. De qualquer lugar e para qualquer pessoa, o pagamento online permite que o cliente não tenha barreiras para adquirir um produto ou serviço. – Redução da inadimplência (principalmente com a extinção de emissão de cheques)

    – Redução de custos com: conciliação bancária de boletos, cartões e outros meios de captura.

     

    Fonte: https://blog.vindi.com.br/pagamento-online/#:~:text=O%20Pagamento%20Online%20%C3%A9%20a,como%20transfer%C3%AAncia%20online%20de%20d%C3%A9bito.