Perguntas Frequentes
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Sebrae

O que é Funil de Vendas no Marketing Digital?

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4 Respostas

  1. Olá Pessoal

    Um funil de vendas, ou funil de conversão, como também é conhecido, já que não se trata exclusivamente de conversão em vendas mas também conversão em termos de qualificação de contatos, é o planejamento estratégico que fazemos em campanhas de marketing digital, para levar os visitantes de um site, blog, loja virtual ou rede social, até o ponto de conversão de uma meta traçada para uma determinada ação de marketing nos mais diversos canais digitais.

    Existe uma impressão errada de que as conversões, sejam elas compras, pedidos de informação ou download de um e-book, por exemplo, se dão logo no primeiro contato com a marca, seja no site ou canais nas redes sociais.

    No marketing digital, temos basicamente quatro grupos de contatos:
    O que é funil de vendas
    É baseado nesta lógica, que elaboramos o funil de conversão em marketing digital, filtrando cada grupo para depois criarmos ações de marketing subsequentes que levem finalmente à conversão de uma meta.

    As etapas clássicas de um funil de vendas são:
    O que é Funil de Conversão
    Promover a integração de todas essas etapas é o grande desafio que os analistas de marketing digital se deparam em seu dia a dia. Um funil de vendas bem estruturado, testado e aperfeiçoado através da análise de métricas e KPIs, é garantia de sucesso no marketing online.

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  2. Olá! Tudo bem!

    Conteúdo sempre interessante!

    O que fazer com o cadastro de leads que não aprovaram o orçamento ou não tem perfil?

    Deletar ou manter??

     

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    • Prezado Renato Ramos, eu tomaria duas ações distintas, uma para cada um dos perfis que você comentou.

      Se o potencial cliente, lead, não aprovou o orçamento, eu o manteria na base de leads e o alimentaria com artigos e notícias, procuraria o perfil dele no LinkedIn e comentaria as postagens dele. Sempre lembrando que você existe. Pois trata-se de um cliente qualificado, que naquele momento não aprovou, por qualquer razão que seja. Então você precisa continuar aparecendo pra ele.

      Se o cliente não tem o perfil, eu deletaria da base sim, uma vez que você já qualificou ele como “não tem perfil” ou seja, não vai comprar nunca, não tem o porque mantê-lo em qualquer base.

      Tem um artigo que eu gosto bastante que fala sobre funil de vendas, basta clicar pra acessar.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Daniel Santos.

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  3. O funil de vendas é uma lógica de atuação no marketing digital que integra os diversos canais e as ações de marketing através de uma estratégia para você planejar estrategicamente as vendas de sua empresa e aumentar o faturamento.

    💰 O funil é divido em quatro etapas.

    Taiane Jambeiro explica bem no vídeo abaixo e você pode verificar cada uma delas. Confira!

    ➡️ Atração (02:40) – O que você pode fazer para atrair pessoas para a sua empresa para seu site, sua página no Instagram ou Facebook, por exemplo.

    ➡️ Conversão (03:47) – Entrega de algo/conteúdo que atraia pessoas que estão dispostas a ceder alguns dados de contato para acessar o conteúdo pelo qual elas foram atraídas.

    ➡️ Relacionamento (04:34) – Com os dados e contatos das pessoas atraídas sua empresa pode criar uma estratégia de comunicação planejada para entregar os conteúdos mais elaborados e que são de interesse das pessoas que foram atraídas. E aqui elas reconhecem que você tem autoridade em um determinado assunto.

    ➡️ Venda (05:33) – É somente aqui que você apresenta os valores daquilo que você está ofertando, bem como as condições de pagamento. E a venda torna-se mais tranquila, pois as pessoas já estão sensibilizadas e cientes das vantagens em adquirir o produto ou serviço. E aqui está o grande trunfo do funil de vendas: é uma forma para você economizar tempo e recurso, direcionando seus esforços para uma pessoa que está realmente disposta a comprar aquilo que você oferta.

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  4. Essa resposta é editada.

    Olá, tudo bem?

    Espero que esteja tudo certo com você e sua família nessa quarentena.

    Eu trabalho com marketing digital, e a sua dúvida é muito comum para aqueles que estão começando na área.

    O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra  caminho do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a realização da venda; em alguns casos,  até além dela.

    Para ser mais claro, funil de vendas é a representação da jornada que o cliente faz até fechar a compra. Um processo que consiste em conduzir e/ou acompanhá-lo desde o momento em que ele se atrai pelo produto até o fechamento do negócio.

    Para conhecer mais sobre o universo do marketing digital, assim como todos os benefícios e lucros que ele pode gerar, eu te aconselharia a conhecer o curso Fórmula Negócio Online.

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