Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

O que é e como implementar o fluxo de caixa?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde. É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar você empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da sua empresa.

    O gestor deve enxergar o contador como aliado para seus negócios, mas por outro lado o profissional contábil deve conhecer os recursos da ferramenta contábil e garantir informações precisas para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas, garantindo dessa forma vantagens competitivas.Portanto o Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.

    A sua grande utilidade, é possibilitar a identificação das sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.

    Em uma empresa, o recomendável é que o período de acompanhamento seja diário, entretanto, dependendo da movimentação financeira poderá utilizar períodos mais longos – semanal, quinzenal e até mensal. Em períodos menores o acompanhamento é mais eficiente, possibilitando o ajuste das finanças em caso de contingências, por outro lado requer maior esforço no acompanhamento.

    De uma forma ou de outra, um controle de fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.

    Saiba como fazer o fluxo de caixa da sua empresa.

  2. O fluxo de caixa é uma ferramenta muito poderosa que auxilia um gestor a tomar decisões, em que o movimento de todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa indicam para onde seu negócio está caminhando.

    É fundamental o registro de TODAS as entradas e saídas, desde as pequenas movimentações de poucos reais até grandes movimentações. Esses registros devem ser feitos com disciplina, de preferência atualizando-os diariamente para não acumular movimentações atrasadas ou correr o risco de você se esquecer de algo.

     

    Este artigo pode te ajudar a esclarecer melhor: https://roamagestao.com.br/blog/o-que-e-fluxo-de-caixa/