O que é Capital Social?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O capital social é um montante que os sócios ou acionistas de uma empresa inserem para a sua abertura. Basicamente, é a quantia investida para que o empreendimento possa dar os primeiros passos e começar a gerar resultados.
Qualquer empresa, no início de suas atividades, pode ter dificuldade para gerar receitas suficientes para cobrir todas as suas despesas. Nesse sentido, entra a importância desse item. Com ele, será possível ter uma segurança maior em relação aos gastos do empreendimento.
O seu conceito pode ser dividido em duas partes. Ao discutir sobre ele, é importante lembrar que se trata de um termo que tem muita influência das ciências contábeis. Conheça, a seguir, ambas as suas divisões.
Subscrito
A primeira parte é o subscrito. Nele, é informado o valor que cada sócio pretende integralizar. Isso pode ocorrer com pessoas que abrem empresas, mas ainda não têm todo o recurso para poder injetar no negócio.
Assim, o empreendimento é constituído e o seu capital social é subscrito, ou seja, como se fosse um compromisso dos sócios para com a empresa, partindo da integralização daquele montante especificado.
Integralizado
O capital integralizado é, de fato, o montante que foi passado para a empresa. Sendo assim, é a fase que o sócio, que subscreveu anteriormente, faz a transferência total do montante para a empresa, consideramos que ele foi integralizado.
Geralmente, o capital social não tem um valor pré-determinado. Ou seja, você pode abrir uma empresa com qualquer valor, desde que seja capaz de cobrir os gastos no início das operações.
Entretanto, existem algumas modalidades que exigem um valor mínimo de investimento. É o exemplo daqueles empreendedores que desejam abrir empresa sem sócio. As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI), por exemplo, necessitam de um capital totalmente integralizado de no mínimo 100 salários mínimos, de acordo com o vigente no país.