Em uma empresa onde trabalha um aposentado, o melhor é ele ser registrado ou poder abrir MEI como prestador de serviço?
Carolina GuedesNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Com a mudança na reforma trabalhista a lei ficou menos rígida com as empresas. Facilitando a contratação por CLT ou MEI para prestação de serviços. Só é preciso entender o que é melhor para a companhia, desde que esteja dentro da lei.
Com essas mudanças, muitos empresários ficaram na dúvida se é melhor contratar por CLT ou MEI para prestação de serviço, já que isso pode afetar diretamente nos resultados da empresa.
Para ajudar a esclarecer essa dúvida, separamos algumas dicas sobre vantagens de contratar CLT e vantagens de contratar MEI.
Vantagens de contratar CLT
Uma das vantagens de se contratar CLT é ter a exclusividade do colaborador, que pode se dedicar totalmente a empresa. Além disso, o fato de estar conectado a uma companhia faz o funcionário ser mais colaborativo, já que pretende crescer na empresa.
Entre outras vantagens, podemos considerar:
º Disposição: depois que contratado, o colaborador CLT fica à disposição da empresa, para qualquer eventualidade
º Subordinação: o contratado CLT deve trabalhar de acordo com as normas da empresa
º Menor rotatividade: com funcionário fixo, a tendência é que ele permaneça por mais tempo na empresa, já que se sente seguro e estável no trabalho.
A desvantagem está em todo processo burocrático e nas cargas tributárias que devem ser pagas para manter o profissional.
Vantagens de contratar MEI
Uma das vantagens de contratar MEI é que os custos trabalhistas da empresa são menores, já que não é preciso arcar com as despesas como férias, 13º, INSS, FGTS, entre outros benefícios que geralmente são ofertados ao colaborador.
Para a empresa, o fato de não precisar pagar esses custos trabalhistas, resulta em economia. Como consequência, é possível ter mais lucro e fazer maiores investimentos.
Outras vantagens de contratar MEI são:
º Maior produtividade: quando se contrata um prestador de serviços, você não contrata só um profissional, como todos os valores da empresa dele. Portanto, ele se dedica mais ao trabalho e trabalha de forma mais eficiente;
º Maior qualidade: um prestador de serviço vende uma mão de obra especializada, portanto, irá entregar o trabalho com maior qualidade em relação ao serviço proposto. Geralmente é um profissional que já vem com todas as aptidões e não é preciso investir em treinamento para que ele exerça as funções desejadas;
º Maior flexibilidade: a contratação de um prestador de serviço também implica em flexibilidade de horários sem que você precise pagar adicionais por isso;
º Menor burocracia: outra vantagem de contratar MEI é que as burocracias ficam de lado. Ao contratar CLT é preciso assinar a carteira de trabalho, fazer exame admissional e juntar vários documentos. Com MEI, o processo pode ser facilitado com um simples contrato que defina direitos e deveres de ambas as partes.
Cuidado com a pejotização! Muitas empresas costumam contratar colaboradores no sistema MEI, porém, com obrigações CLT. Essa prática não é ilegal, mas pode ser considerada fraude de vínculo empregatício pois viola os requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT e a prática pode causar conflitos entre os contratados, que pode refletir até em danos morais.
Agora você pode decidir se é melhor contratar por CLT ou MEI para prestação de serviços!
Precisa tirar mais dúvidas sobre MEI? Acesse nosso portal!