Olá, fiz a emissão e pagamento da GRU de devolução do auxílio faz 48h já, porém ela não consta como paga e meu auxílio não consta como bloqueado. Escolhi a opção de pagar por outros bancos e paguei pelo nubank. Por um acaso isso seria questão de tempo ou o que?
L0L0T4Novo na comunidade
Bom dia!
Caso a GRU que você pagou possua alguma restrição ao pagamento do documento em instituição financeira que não o Banco do Brasil, você tem de esperar que o pagamento seja estornado para fazer no banco determinado pela GRU.
Mas se a GRU pude ser paga em qualquer banco, você deve aguardar o processamento nos sistemas do Governo, prazo que pode ser de até 45 dias após o pagamento do documento.
Importante: caso seja depositada qualquer parcela para você, após ter efetuado o pagamento da GRU, simplesmente desconsidere e NÃO mexa nesse dinheiro, pois o depósito será estornado posteriormente, se estiver na conta social da Caixa. Se o valor for depositado em sua conta particular, deverá ser gerada outra GRU e devolvido o valor.
Entendi, muito obrigado mesmo. Outra coisa acabei de perceber (pelo dinheiro na conta e pelo calendário) que a 7° parcela foi depositada pra mim junto com a 6° porém nem no dataprev nem no site de devolução isso consta. Isso pode ser também uma questão de tempo?
Boa tarde!
Provavelmente, dentro de uns 15 dias, essa sétima parcela esteja aparecendo para devolução. caso não esteja, sugiro fazer o seguinte:
Faça um registro junto à Ouvidoria do Governo, relatando essa situação e pedindo maiores esclarecimentos sobre como devolver a parcela.
Veja como proceder:
I – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
II – Escolha a opção “Reclamação”
III – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção. Tem de fazer um cadastro simples.
IV – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
V – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
VI – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
VII – Selecione a opção “avançar”
Entendi, mt obg moço