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[Feiras e eventos] – Impactos do Coronavírus. Ameaças, ideias e oportunidades

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  1. A real dimensão das consequências da pandemia do Coronavírus na economia brasileira, ainda não são possíveis de serem avaliadas. Mas os donos de pequenos negócios já enfrentam, em pouco mais de uma semana de crise, uma essa  realidade com a perda de clientes e contratos, que impõe a adoção de um conjunto de medidas para reduzir o tamanho das perdas e permitir que as empresas continuem operando.

    Um dos setores mais prejudicados, sem dúvida, foi o de produção de eventos, atingido diretamente pelas medidas de restrição que proíbem a realização de reuniões, festas, congressos e outros eventos públicos. Dados levantados pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), apontam que cerca de 95,4% do setor é composto por MEI, microempresas e empresas de pequeno porte, somando mais de 297 mil empresas.

    Sugerimos investir toda a energia em negociação. Desde o alongamento de prazos e redução de juros, até a negociação com fornecedores, donos de espaços de eventos, patrocinadores e parceiros. É fundamental que os empresários conversem também com seus clientes sobre a remarcação dos eventos, em lugar do cancelamento.

    seguem algumas dicas do que é possível ser feito:

    1. Negocie com os clientes para remarcarem o evento em lugar de cancelar. Essa medida evita que a empresa tenha de devolver dinheiro, o que nesse momento pode provocar um desequilíbrio no Caixa.
    2. Negocie com os espaços de eventos os valores pagos pela locação em forma de créditos;
    3. Negocie com patrocinadores pela manutenção dos aportes financeiros e outras modalidades de parcerias já firmadas;
    4. Estude as alternativas possíveis para manter a equipe. A crise não vai durar para sempre e você vai precisar de pessoal qualificado para retomar as atividades quando tudo passar;
    5. Negocie a extensão de prazos e redução de juros junto às instituições credoras.