Sou MEI, mas estou preocupado com um detalhe, renda familiar, a aposentadoria da minha mãe ultrapassa o valor total por família mensal, só que eu eu moro numa casa que embora seja o mesmo endereço, é separada, pago conta de luz no meu nome, custeio meus filhos (pensão) tudo com meu trabalho, ultimamente estou tendo problemas financeiros por conta da interrupção dos serviços que eu faço, meu cadastro no auxilio emergencial ta como “Análise” , mas estou apreensivo com essa situação, porque eu nem apareço como dependente da minha mãe nas declarações do IR dela, alguém pode me dizer algo à respeito?
Grato,
Rafael
Boa tarde Rafael!
O trabalhador deve fornecer as informações de sua renda de forma autodeclarada e elas serão confirmadas por meio de cruzamento com as bases de dados oficiais da Receita Federal, Cadastro Único, e-Social e imposto de renda.
Embora a legislação não fixe o período para o cálculo da renda mensal, o entendimento é que o rendimento a ser declarado é o atual. Ou seja, a renda mensal de depois do início da crise (a partir de março de 2020).
Na renda familiar, serão considerados todos os rendimentos obtidos por todos os membros que moram na mesma residência.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/09/minha-renda-caiu-mas-nao-sei-se-tenho-direito-ao-beneficio-de-r-600-o-que-fazer.ghtml