Coronavírus- Rendimentos tributáveis é o mesmo que faturamento? Qual a relação?
Perguntas FrequentesSebrae
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Prezado empreendedor,
Não são a mesma coisa, mas estão relacionados aos ganhos obtidos durante um certo período de tempo. Veja o detalhe:
Rendimento tributável é todo rendimento sobre o qual incide imposto de renda. Isso é válido para: salários, pensões, aluguéis, entre tantas outras possibilidades de receitas.
Já o faturamento é calculado a partir de todos os benefícios que a empresa conseguiu com sua atividade econômica em um determinado período. Esses benefícios são os rendimentos ou ganhos da organização através de suas vendas ou serviços prestados. Esses rendimentos são considerados a partir dos preços cobrados pela empresa por vender seus produtos ou prestar seus serviços, mesmo que não os tenha recebido em caixa, mas ao tê-los efetuado e passado aos clientes a sua fatura.
Há dois tipos de faturamento:
Faturamento Bruto
O faturamento bruto que a empresa possui é calculado a partir de suas vendas e serviços prestados, incluindo os impostos sobre o faturamento, como por exemplo o ICMS, imposto devido ao estado quando há movimentação de mercadorias.
Faturamento líquido
O faturamento líquido é demonstrado sem esses impostos e indicam o real faturamento que a empresa obteve durante o período. Por não incluir os impostos cumulativos, conforme a atividade da empresa, também pode ser chamado de Receita Bruta.