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Jaíne Rocha
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Coronavírus- Recebi a primeira parcela do auxílio emergencial mas quero devolver, quando entrei no site para devolução, gerei o GRU e veio com o valor de duas parcelas, porém só recebi a primeira, o que fazer nesse caso?

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Recebi a primeira parcela do auxílio emergencial mas quero devolver, quando entrei no site para devolução, gerei o GRU e veio com o valor de duas parcelas, porém só recebi a primeira, o que fazer nesse caso?

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2 Respostas

  1. Bom dia!

    Não pague essa GRU e faça uma reclamação diretamente à Ouvidoria do Ministério:

    Passo a passo para fazer o registro:

     

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optar por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que você está fazendo a coisa correta), pode inserir uma cópia da GRU emitida com a duplicidade de valores.

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

    Ligue para a Central 111 e veja se eles têm uma orientação específica, pois eu não tenho como acessar às informações cadastrais do programa.

  2. Prezada Shocya, bom dia!

    Não tenho como lhe informar o tempo de resposta do Ministério. Mas de qualquer forma, fica documentado que você está tentando fazer a devolução e que, em razões de questões operacionais do próprio Ministério, você ainda não conseguiu proceder à devolução.

    Você pode entrar em contato coma Centra 111 ou a 121 e verificar se eles podem lhe dar orientações adicionais.

    Lamento não poder lhe dar uma informação mais efetiva.