Recebi a primeira parcela do auxílio emergencial mas quero devolver, quando entrei no site para devolução, gerei o GRU e veio com o valor de duas parcelas, porém só recebi a primeira, o que fazer nesse caso?
Jaíne RochaNovo na comunidade
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Bom dia!
Não pague essa GRU e faça uma reclamação diretamente à Ouvidoria do Ministério:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optar por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que você está fazendo a coisa correta), pode inserir uma cópia da GRU emitida com a duplicidade de valores.
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Ligue para a Central 111 e veja se eles têm uma orientação específica, pois eu não tenho como acessar às informações cadastrais do programa.
Weverton, eu fiz isso, mas ainda não obtive resposta, sabe quanto tempo demora pra eles darem retorno?
Prezada Shocya, bom dia!
Não tenho como lhe informar o tempo de resposta do Ministério. Mas de qualquer forma, fica documentado que você está tentando fazer a devolução e que, em razões de questões operacionais do próprio Ministério, você ainda não conseguiu proceder à devolução.
Você pode entrar em contato coma Centra 111 ou a 121 e verificar se eles podem lhe dar orientações adicionais.
Lamento não poder lhe dar uma informação mais efetiva.