Coronavírus – Quais são as orientações de higiene na prestação do serviço de transporte de pessoas por aplicativo?
Perguntas FrequentesSebrae
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Durante o período de pandemia, é importante que todos os trabalhadores adotem medidas preventivas, principalmente os motoristas, que circulam pela cidade expostos aos riscos de comunicação.
Recomendações para táxi e carros de transporte por app:
-Principalmente em itinerários com passageiros, manter as janelas abertas para facilitar a circulação do ar;
-Higienizar frequentemente partes internas do veículo com álcool 70%, onde os passageiros colocam as mãos, como maçanetas, acionadores de aberturas e fechamento de janela, cintos de segurança;
-Disponibilizar álcool gel 70% para os passageiros;
-Não oferecer balas e água aos passageiros;
-O pagamento deve ser preferencialmente com cartões, que devem ser inseridos na máquina pelo cliente para evitar o contato;
-Recomenda-se usar luvas descartáveis e trocá-las sempre que necessário, também lavar as mãos entre as trocas das luvas, com descarte do material em local adequado;
-Utilizar álcool gel, quando não for possível lavar as mãos.
Boa tarde. Adote as medidas de prevenção da COVID19 de acordo com as orientações da OMS, reforçando a higiene das mãos, uso de álcool gel, evitando o contato das mãos com rosto e com objetos passíveis de contaminação, além de evitar locais onde possa haver aglomeração de pessoas, dentre outras;
– Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evite contato próximo com pessoas doentes;
– Fique em casa se apresentar febre por mais de 24 horas e avise a empresa ou transportadora o quanto antes;
– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
– Limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente, como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos;
– Mantenha o seu veículo limpo e higienizado;
– Quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”;
– Oriente os funcionários quanto à adoção das medidas mencionadas acima, além de disponibilizar kits de higiene para seu uso;
– Redobre a atenção e cuidados que estão sendo tomados no manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de agregar valor ao serviço prestado, cativando, fidelizando o cliente e garantindo a segurança do serviço prestado;
– Procure não tocar em outros caminhoneiros e funcionários de empresas;
– Evite aglomerações em postos de combustíveis, restaurantes, empresas e locais de descanso. Procure ficar sempre isolado;
– Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação.
Dicas para profissionais de logística e transporte durante a pandemia.