Sebrae Respostas Latest Perguntas

Josiane Inácio
  • 5
  • 5
Novo na comunidade

Coronavírus- O que é verificação de segurança?

  • 5
  • 5

Sou MEI e fui aprovada para receber o auxílio emergencial.
Mais sempre que tento qualquer informação no Caixa Tem, aparece a mensagem “Estamos fazendo algumas verificações de segurança, por favor aguarde”.
O aplicativo está atualizado, e já têm mais de uma semana que tento o acesso as opções da conta e nenhum funciona.
Obrigada!

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Atualmente, em nossa rotina acabamos trocando mensagens, fotos, vídeos, realizando vários cadastros e transações financeiras em sites e aplicativos. Por isso, é muito importante entender se estes locais estão passando por uma verificação de segurança para que nossos dados estejam em um ambiente seguro e livre de qualquer ameaça.

    Para que serve a verificação de segurança?

    A verificação de segurança é uma maneira de proteger os seus dados, que foram disponibilizados por você em algum site ou aplicativo além da senha escolhida no cadastro. ela foi desenvolvida justamente para que, mesmo que alguém tenha acesso ao código que você criou, seus dados continuem protegidos.

    Existem vários tipos de verificação de segurança. Conheça os mais comuns:

    1. Verificação em duas etapas

    A autenticação de senhas em duas etapas é bastante simples, relativamente rápida e gratuita. Mesmo que a sua senha tenha sido roubada por uma pessoa mal intencionada, ela não conseguirá ter acesso a seus dados, sem que tenha acesso ao seu telefone. Geralmente, um código é enviado através de:

          º envio de um SMS;

          º criação de um código por meio de um aplicativo mobile;

          º utilização de um token físico conectado via USB ou por meio da tecnologia NFC.

    2. Verificação por e-mail

    Muitos sites utilizam este tipo de verificação de segurança quando detectam um acesso por um dispositivo novo. Uma mensagem é enviada ao e-mail cadastrado a fim de confirmar sua tentativa de acesso.

    3. CAPTCHA

    Este tipo de verificação de segurança é ativado quando o site detecta alguma atividade anormal no acesso. Então é solicitado ao usuário que insira os caracteres exibidos em uma imagem na tela. 

    O CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) é um recurso de segurança muito utilizado que ajuda a distinguir as tentativas de acesso de pessoas das tentativas automáticas de acesso geradas por computador (técnica muito empregada por remetentes de spam).

    4. Pergunta de segurança

    A maioria dos sites usa esta verificação de segurança quando o usuário quer recuperar uma senha que não se lembra. Ao cadastrar-se, a pessoa cria uma pergunta de segurança que é enviada toda vez que alguém clicar em “recuperar senha”. Para conseguir criar uma nova senha e acessar o site é preciso responder corretamente.

    Contas e aplicativos que usam verificação de segurança

    Há diversos sites e aplicativos que já utilizam a verificação de segurança, como por exemplo Whatasapp, Facebook, Instagram, Google, Linkedin, entre outros.

    Devido à pandemia do novo Coronavírus o governo também teve que criar aplicativos para que as pessoas pudessem receber os benefícios sem sair de casa, como por exemplo o app do Auxílio Emergencial.

    Foram identificados diversos aplicativos não oficiais se passando por órgãos do governo com o objetivo de roubar dados pessoais dos usuários. 

    Para evitar esse tipo de problema, o app do Auxílio Emergencial também tem verificação de segurança: todas as vezes que for realizada uma consulta no app oficial será enviado um código de SMS para garantir a segurança da operação. 

    O código enviado tem validade de 24 horas, caso seja feita mais de uma consulta nesse período deverá ser utilizado o mesmo código.

    Além dessa verificação de segurança no app, o governo também possui uma verificação de segurança rigorosa para verificar se os dados fornecidos no cadastro são verdadeiros:

    A partir do momento em que o solicitante registra os dados, as informações coletadas são enviadas à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para avaliação dos requisitos. O processo de cruzamento de dados é realizado de acordo com sistemas antifraudes e da segurança da informação. 

    O processo conta com o apoio da Controladoria-Geral da União. A Dataprev utiliza o sistema de gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), responsável por mais de 33 bilhões de registros, para cruzar os dados.

    O CNIS é uma plataforma social e funciona como ecossistema de dados, sistemas e processos. 

    O cadastro tem informações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Economia, além das secretarias especiais de Previdência e Trabalho; da Receita Federal; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); entre outras.

    Depois de cruzar várias bases de dados, a checagem passa ainda pela homologação do conjunto de requerimentos pelo Ministério da Cidadania, que verifica as informações e referenda ou não os registros; e a conferência realizada pelas instituições bancárias antes de realizar o pagamento.

    Agora que você já sabe o que é e como funciona a verificação de segurança, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.