Coronavírus- O governador Dória anunciou hoje sobre crédito para microempresa. Como podemos ter acesso a este empréstimo?
Perguntas FrequentesSebrae
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Assim como foi criado o auxílio emergencial, devido a pandemia do coronavírus, também foi criado um projeto de crédito para microempresas.
Chamado de Programa Emergencial de Suporte a Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), o crédito vale para microempresas que tiveram faturamento anual de de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões em 2019.
O objetivo em fornecer esse crédito para microempresas é garantir principalmente que os salários dos funcionários sejam pagos sem maiores prejuízos para todas as partes e que não tenha atrasos em pagamento de despesas como água, luz, gás e internet.
Como funciona o crédito para microempresa?
O Pronampe permite que microempresas tomem crédito em valor equivalente a 50% de seu faturamento anual em 2019. Sendo assim:
As empresas que adquirirem o crédito terão 6 meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo, com juros de 3,75% ao ano – taxa de juros equivalente ao CDI e mais baixas que as tradicionais.
Em contrapartida, os negócios que aderirem ao crédito para microempresa não poderão demitir os colaboradores sem justa causa, entre o período da data da contratação e 60 dias após o recebimento do crédito.
As empresas que tiverem interesse em adquirir a linha de crédito serão analisadas pelas instituições financeiras responsáveis. Empresas com dívidas previdenciárias não terão acesso a linha de crédito emergencial, a não ser que quitem a dívida com a assistência social.
Como acessar o crédito para microempresa?
Para acessar o crédito para microempresa é preciso solicitar o financiamento do crédito diretamente com um agente financeiro credenciado pelo BNDS.
O BNDS disponibilizou uma lista completa com os agentes financeiros credenciados, entre os mais conhecidos estão os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que serão responsáveis por fazer as operações e repassar os recursos para os demais bancos.
A solicitação de crédito para microempresa pode ser feita até o dia 30 de junho.