Marinês Dos Santos
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Coronavírus- Minha irmã teve o auxilio emergencial aprovado mas não realizou o saque. Ela não quer mais receber pois encaminhou pedido de aposentadoria e tem receio que isto atrapalhe. Como ela faz a devolução?

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Minha irmã teve o auxilio emergencial aprovado mas não realizou o saque. Ela não quer mais receber pois encaminhou pedido de aposentadoria e tem receio que isto atrapalhe. Como ela faz a devolução?

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1 Resposta

  1. Boa tarde Marinês. O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19, em conformidade com a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.

    Para devolução das parcelas recebidas fora dos critérios para recebimento do auxílio, basta seguir as orientações abaixo:

    1- Informar o CPF do Beneficiário que irá fazer a devolução;
    2- Selecionar a opção de pagamento da GRU – “Banco do Brasil” ou “qualquer Banco”.

    – Para pagamento no Banco do Brasil, basta marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”;
    – Para pagamento em qualquer banco, é necessário informar o endereço do Beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar “Em qualquer Banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

    De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos tais como via internet, terminais de autoatendimento, e guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil, só pode ser para via canais e agências do próprio Banco.

    https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao