Sebrae Respostas Latest Perguntas

Luis Orlando Domingues Vieira
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Coronavírus- Fizeram o cadastro com meu nome no auxílio emergencial. Como faço pra saber se é minha conta?

  • 0
  • 0

Fizeram o cadastro do auxílio emergencial com meus dados como faço pra saber se foi minha conta pra ser depositado

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá!

    O auxílio emergencial foi uma das formas encontradas pelo governo para minimizar os efeitos sócio-econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. 

    Apesar de mais 55 milhões de pessoas terem sido beneficiadas até agora, mais de 7 milhões de brasileiros estão sofrendo por conta de fraude no auxílio emergencial. Entre os crimes mais comuns estão os roubos de dados e o uso do CPF de quem não solicitou o benefício.

    Por isso, é sempre importante consultar se seu número foi usado indevidamente por alguém para solicitar o auxílio emergencial.

    Como saber se seu CPF foi usado para pedir o auxílio emergencial?

    Se você suspeita de fraude no auxílio emergencial com o uso dos seus dados, siga os seguintes passos para verificar se seu CPF foi usado indevidamente:

       1. No computador ou celular, acesse o site consultaauxilio.dataprev.gov.br;

    2. Informe seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;

    3. Marque a opção “não sou um robô”;

    4. Clique em “Enviar”;

    5. Na próxima tela, você verá o “Resultado do processamento” e as etapas.

    Se aparecer a informação “Requerimento não encontrado”, significa que o seu CPF não foi utilizado para a solicitação do benefício.

    Caso alguma das respostas a seguir aparecer significa que seu CPF foi utilizado para solicitar o auxílio emergencial

         º  Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial

         º  Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial

         º  Requerimento não encontrado: O requerimento do cidadão ainda não foi recebido pela Dataprev.

         º  Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. 

         º  Dados inconclusivos: Significa que foram encontrados problemas nos dados do cidadão que impedem a análise para concessão do benefício.

    Como denunciar fraude no cadastro do auxílio emergencial

    Caso você suspeite de fraude no auxílio emergencial e, após a consulta do seu CPF como orientado acima, perceba que seus dados foram utilizados indevidamente, é possível fazer uma denúncia.

    Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003

    Também é possível entrar em contato com o Dataprev, a Caixa ou, se achar necessário, até fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia.

    É sempre bom reforçar que a Caixa não manda mensagem via Whatsapp ou Facebook. Por isso, sempre procure informações ou entre em contato via canais oficiais como o site do banco, o aplicativo Caixa Tem ou utilize o telefone 111.

    Agora que você já sabe o que fazer em caso de fraude no auxílio emergencial, acesse o site do SEBRAE para mais informações.