Eu devolvi a primeira parcela do auxílio assim que ficou disponível a possibilidade de devolução. Hoje, dia 3/05, a segunda parcela caiu, e fui emitir o boleto para devolver a segunda parcela e deu lá 1200 reais. Não entendi muito bem, terei que esperar a terceira parcela cair agora?
Davi CarneiroNovo na comunidade
Bom dia!
Essa mensagem estou repassando para todas as pessoas que me fizeram pergunta sobre a GRU da segunda parcela, cujo valor está duplicado. A base de dados para geração da GRU está com problemas, pois não identifica a devolução da primeira parcela e duplica o valor. O Ministério põe a responsabilidade para a Caixa e vice-versa, enquanto isso o problema não é resolvido. NÃO PAGUEM ESSA GRU DUPLICADA!
Sugiro a elaboração de reclamação na Ouvidoria, pois certamente o Ministério terá de se posicionar sobre o assunto.
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
campo “Fale aqui” inserir a reclamação de vocês ou colocar – caso entenda pela pertinência do mesmo – o texto que já elaborei e inclusive registrei no site:
Senhores! Fiz a devolução da primeira parcela do auxílio por meio de GRU gerada no site do Ministério da Cidadania, uma vez que observei não atender aos critérios exigidos pelo programa. Estou tentando devolver a segunda parcela, no entanto, a GRU emitida está saindo com o valor da primeira e segunda parcelas, havendo a duplicidade do valor da primeira parcela já devolvido. Dessarte, solicito que o Ministério da Cidadania proceda ao acerto do programa de devolução, de forma que a GRU emitida contemple apenas o valor da parcela efetivamente devido. Adindo, solicito que seja inserida orientação na FAC de como proceder nessa situação por mim reportada, uma vez que há muitas pessoas reportando o mesmo problema. Ao tempo que aguardo as providências por parte do Ministério, manifesto meus agradecimentos pela a tenção.
Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optarem por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), podem inserir uma cópia da GRU paga para a primeira parcela e também a GRU emitida com a duplicidade de valores.
Observem que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Eu nem tenho como pagar 2 parcelas 🙁 me preocupo com meu cpf, o que são capazes de fazer após a data de vencimento)
Também estou com o mesmo problema, fiz a devolução da primeira parcela em 17/05 e mesmo assim caiu a segunda parcela ontem, fui gerar a guia para devolução e está para devolver as duas parcelas, sendo que uma já fiz a devolução. O que fazer agora?
alguem entrou em contato por telefone sobre essa questão da GRU?