Sherin
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Coronavírus- Corretor de imóveis, como sobreviver nessa pandemia?

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vender imoveis, concretizar negocios, nesta pandemia?

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1 Resposta

  1. Oi Sherin,

    Tudo bem? O mercado imobiliário deve sofrer impactos distintos, por exemplo entre imóveis comerciais (shoppings, ruas de comércio, flats, etc), imóveis rurais, residenciais e imóveis de veraneio/temporada ou ainda o impacto na operação comercial (locação/venda). Além disso, também será diferente segundo o nível de renda dos seus clientes (imóveis de luxo, populares, etc).

    O primeiro ponto é identificar o seu segmento de atuação e seu grau de dependência desse mercado, pra ver se é possível diversificar suas estratégias. Por exemplo, se você for um corretor focado em imóveis comerciais, a suspensão do pagamento de aluguéis de shopping ou a suspensão temporária de operação de comércio não essencial na maioria das cidades vai impactar seu negócio. Pois a recuperação do comércio nesses locais deve ser um pouco mais lenta. Mas uma opção para essa o segmento comercial são imóveis destinados a operações que não dependam de contato com cliente final, como por exemplo galpões para centros de distribuições e operações logísticas, já que o comércio digital deve ampliar.

    Se a sua carteira de clientes a maior parte da busca é por imóveis residenciais, é esperada a diminuição temporária no valor do metro quadrado, em função de um desaquecimento na economia. Porém, é importante lembrar que:

    1) A maior parte dos brasileiros considera imóvel um bom investimento.

    2) O crédito deve continuar sendo disponibilizado, com taxas reduzidas.

    3) Parece óbvio, mas quem inova, sai na frente.

    Já que atualmente está difícil sair com clientes para visitação de imóveis, pense em como a tecnologia pode te ajudar. Reforce sua presença digital, além dos anúncios simples e individuais, busque plataformas e marketplaces do seu setor. Invista em boas imagens, se puder chame alguém bom em fotografia (parceiro ou contratado).

    Hoje em dia podemos visitar museus e galerias no mundo inteiro em passeios virtuais, utilizando realidade aumentada e diversos outros recursos. Muitas imobiliárias já estão investindo nessa mesma lógica para comercializar seus imóveis e outras funcionalidades que podem ser pensadas são: simulação de decoração, informações sobre trânsito e serviços na vizinhança, além de simuladores financeiros para a operação desejada. Uma pesquisa on line em imobiliárias de referência pode te inspirar.

    Manter o contato nesse período, com informações úteis e relevantes para seus clientes, por exemplo podem ajudar muito na decisão final de compra.

    Espero ter te ajudado.

    Conte com o Sebrae, sempre e bons negócios.