Oi, tenho uma estética automotiva e gostaria de saber se vocês tem alguma dica de como um comércio desse pode se sobressair dessa crise? Estou com a loja fechada há 9 dias, trabalho desde a lavagem simples a mais detalhada de automóveis.
JobsonNovo na comunidade
Olá Jobson e empreendedor@s!
Sua pergunta é muito oportuna e vou tentar lhe ajudar com 10 dicas:
1 – Faça uma revisão de TODOS os seus custos e veja o que é possível reduzir/eliminar/postergar. Neste período é mais fácil cortar R$ 1 do que faturar R$ 10.
2 – Tente antecipar receita dos seus clientes. Chegou a hora de usar seu cadastro para vender pacotes de lavagens que poderāo ser utilizados em um período de até 6 ou 12 meses. Aproveite e divulgue para amigos e família, peça para que eles compartilhem.
3 – Renegocie contratos que represente uma grande parcela dos custos fixos. Exemplo: contrato de locação, contrato com contador e outros.
4 – Fique atento as normas e decretos federais e estaduais. Essas medidas podem ajudar você nas negociações e decisões que precisará tomar.
5 – Tente antecipar férias e/ou banco de horas dos funcionários durante o período que está fechado.
6 – Aproveite esse tempo para pensar no negócio (estratégias) e colocar assuntos pendentes em dia. Ex: começar a vender para empresas (mecânicas, lanternagem, locação de frotas, participar de licitações, entre outros)
7 – Converse com o seu contador sobre o adiamento do tributos e peça orientações, ele é pago para isso.
8 – Busque oportunidades de crédito, se necessário. Vários bancos estāo ampliando os serviços e disponibilizando crédito para pagamento de funcionários com carência, prazo amplo para pagamento e juros baixos.
9 – Mantenha a atençāo com os funcionários e recomende que façam cursos para aperfeiçoar as habilidades técnicas e comportamentais.
10 – Mesmo nāo sendo fácil, aproveite esse momento para avaliar as oportunidades que estão no negócio ou no entorno.
Para complementar, acesse o portal http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus e obtenha informações atualizadas de como os pequenos negócios podem enfrentar a crise.
Espero que tenha ajudado, desejo sucesso na empreitada!