Perguntas Frequentes
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Sebrae

Coronavírus- Como resolver o problema da logística neste momento?

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Os envios estão sendo prejudicados e chegam com atraso. Os Correios estão trabalhando com equipes e serviços reduzidos. Como solucionar?

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1 Resposta

  1. Prezado Empreendedor, com a situação enfrentada no momento, por todos os segmentos da economia brasileira, a opção de compras pela internet apresentou um forte aumento no fluxo. De acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABCOMM), desde o dia 12 de março o crescimento no comércio digital de alimentos e bebidas, beleza e saúde foi de aproximadamente 180%. Assim, o forte aumento de compras pela internet, associado à redução no contingente de funcionários, no caso dos grupos de risco, em empresas de logística, tem causado aumento nos prazos de entrega. Outro fator importante foram as orientações de isolamento, o que em um primeiro momento causou grande impacto no segmento de Logística e Transporte. Esse ponto foi revertido no dia 20 de março, com o Decreto 10.282/20 do Governo Federal por meio do qual os serviços postais e de entrega de cargas em geral passaram a ser considerados essenciais, não devendo, desta forma, serem interrompidos, sendo ampliado pela Portaria 116/20. Essa ação já irá impactar positivamente no tempo de realização das entregas.

    Ainda dentro do contexto da sua pergunta, orientamos que para lidar com esse cenário existem alguns pontos que são importantes, sendo um dos principais a relação de confiança estabelecida com os clientes. Nessa relação destacamos os cuidados relacionados à postagem, tanto no manuseio da encomenda quanto de embalagem, como no repasse de informações verdadeiras e claras. Os cuidados tomados na preparação do envio e na postagem podem ser informados ao cliente, por meio de um cartão enviado junto à encomenda, tornando-se um diferencial, fortalecendo a confiabilidade da empresa, principalmente nesse momento de grande receio de contagio da doença. No intuito de garantir que a compra chegue o mais rápido possível ao cliente, pode-se atuar nas etapas em que você possui governabilidade, que são aquelas realizadas para atendimento do pedido. É importante que o meio de recebimento do pedido seja eficiente, que seja vendido apenas aquilo que você tem condições de entregar de imediato, caso contrário o fato de não ter pronta entrega deve ser informado ao cliente, e a postagem deve ter agilidade. É essencial que o produto enviado atenda exatamente as especificações do produto adquirido e o prazo previsto seja informado no momento da negociação. O número de acompanhamento da encomenda emitido na hora da postagem deve ser repassado ao cliente para seu acompanhamento, bem como você também deve realizar esse acompanhamento e se manifestar quando souber que o produto chegou às mãos do cliente. Todo esse cuidado e atenção deixará o cliente satisfeito. Ainda para evitar atrasos e a possibilidade de retorno da encomenda, o Correio disponibilizou para os casos de Sedex e PAC, uma alternativa que se chama Entrega no vizinho, na qual é indicado pelo cliente um endereço alternativo, bem próximo ao dele para recebimento do produto, sem custo adicional, evitando o retorno do produto ao remetente e perda de tempo. As regras estão disponíveis no link: http://www.correios.com.br/enviar-e-receber/entrega.

    Desejo sucesso no seu empreendimento.

    Atenciosamente.

    Cláudia Stehling – Sebrae Nacional