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Severina
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Coronavírus- Como fazer nessa crise de pandemia sendo manicure?

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Coronavírus- Como fazer nessa crise de pandemia sendo manicure?

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  1. Boa tarde Severina. Com mais de um milhão de microempresas e microempreendedores individuais formalizados, o segmento de serviços de beleza – salões, centros de estética, esmalterias, barbearias – dentro do universo dos pequenos negócios, é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.

    Dicas para negócios de beleza enfrentarem a crise COVID-19:

    1- Organize seu conjunto de clientes

    Aproveite o tempo para duas ações importantes. a) atualizar os dados; e b) conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão. Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas: características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem, por exemplo;

    2- Mantenha o contato com os clientes aquecido

    Feita a organização do conjunto de clientes, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem estar e saúde, além da beleza. Use o Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook, Telegram, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades e comportamentos online (veja as dicas no EAD Marketing Digital do Sebrae). O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas (próximo item), além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes;

    3- Venda online serviços e produtos

    Atualizados os dados e mantendo o contato frequente, abre-se canal para vendas online que podem ser de dois tipos prioritariamente.

    a) voucher de serviços, a chamada VENDA ANTECIPADA (vejo o artigo de dicas aqui https://www.linkedin.com/posts/andrezzatorres_sebraebeleza-covid19-activity-6649098683616899073-fxkP ). Aqui os clientes compram um serviço pagando antecipado, seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza, veja casos reais no perfil do Instagram @beleza_inspira_covid19 ;

    b) produtos home care, sempre a partir das necessidades de cada grupo de clientes, formulando kits específicos se diferencia o negócios dos inúmeros sites de venda de cosméticos. Por mais que essas vendas não alcancem um faturamento significativo, elas mantêm o vínculo com o cliente;

    4- Revise os contratos de serviços

    Diante da suspensão do atendimento ao cliente e vendas no ponto físico, é hora rever os gastos mensais: telefonia, internet, assinatura de TVs, dados, softwares de gestão, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar ou suspender assinatura. Para isso leia o contrato e veja se o corte ou suspensão acarretará em multas ou restrições futuras. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa.

    5- Faça a organização do estoque, negocie faturas e revise compras

    É um momento oportuno para colocar a casa em ordem do ponto de vista da gestão de estoque. Faça um levantamento minucioso e reveja o planejamento de compras, renegociando faturas a vencer quando possível, vários fornecedores estão anunciando condições diferenciadas neste momento. Importante: ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar;

    6- Negocie o aluguel

    Estar com o negócio impedido de funcionar (como na maioria dos municípios brasileiros hoje, 29/3/2020), pode acarretar em falta de recurso para pagar o aluguel em dia. Renegocie, renegocie, renegocie. Se o negócio estiver localizado em shoppings e centros comerciais procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza (http://www.saloesbrasil.com.br), que tem pleitos junto à ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais). Caso não haja sucesso na renegociação há a opção da obtenção de crédito e a opção de abrir mão do ponto comercial (deve-se analisar com apoio jurídico o contrato firmado), neste caso procure IMEDIATAMENTE o sindicato local para verificar a situação dos contratos de parceria vigentes;

    7- Reinvente o seu espaço

    Caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local. Não é o caso de grandes reformas, mas uma faxina especial no espaço, pintar você mesmo uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, usar plantas, por exemplo, são pequenas ações que revigoram seu negócio e preparam para a reabertura. Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime. Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em breve em outro local que será informado breve e comece a sondar outros locais. Pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço diferente ou com um tipo específico de atividade.

  2. Olá Severina e demais empreendedores!
    Sua pergunta é muito oportuna e vou tentar lhe ajudar com 10 dicas:

    1 – Faça uma revisão de TODOS os seus custos e veja o que é possível reduzir/eliminar/postergar. Neste período é mais fácil cortar R$ 1 do que faturar R$ 10.

    2 – Tente antecipar receita dos seus clientes. Chegou a hora de usar seu cadastro para vender pacotes que poderāo ser utilizados em um período de até 6 ou 12 meses. Aproveite e divulgue para amigos e família, peça para que eles compartilhem.

    3 – Renegocie contratos que represente uma grande parcela dos custos fixos. Exemplo: contrato de locação, contrato com contador e outros.

    4 – Fique atento as normas e decretos federais e estaduais. Essas medidas podem ajudar você nas negociações e decisões que precisará tomar com os credores (item 3)

    5 – Tente antecipar férias e/ou banco de horas dos funcionários durante o período que está com baixo fluxo.

    6 – Aproveite esse tempo para pensar no negócio (estratégias) e colocar assuntos pendentes em dia. Ex: novas formas de faturar, novas parcerias, arrumar e organizar o salão, criar novos produtos e serviços.

    7 – Converse com o seu contador sobre o adiamento dos tributos e peça orientações, ele é pago para isso.

    8 – Busque oportunidades de crédito, se necessário. Vários bancos estāo ampliando os serviços e disponibilizando crédito para pagamento de funcionários com carência, prazo amplo para pagamento e juros baixos.

    9 – Mantenha a atençāo com os funcionários e recomende que façam cursos para aperfeiçoar as habilidades técnicas e comportamentais.

    10 – Mesmo nāo sendo fácil, aproveite esse momento para avaliar as oportunidades que estão no negócio ou no entorno.

    Para complementar, acesse o portal do Sebrae e obtenha informações atualizadas de como os pequenos negócios podem enfrentar a crise.

    Espero que tenha ajudado, desejo sucesso na empreitada!

    Thiago Cunha

  3. sempre trabalhar com todas as medidas de proteção e higienizar os equipamentos com frequência da uma olhadinha neste blog tem diversas dicas https://cursodemanicureoclubedabeleza.wordpress.com/