Alex Oliveira
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Coronavírus- Como cortar em domicílio? Como divulgar?

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Sou barbeiro e gostaria de começar a corta a domicílio, só que estou com dificuldades dos clientes se interessar no serviço, como faço para fazer as pessoas se interessa num serviço novo que ninguém faz ainda? E qual é a rede social melhor pra fazer isso ?

Fora que tenho poucos seguidores nas redes sociais que estou como barbeiro, tenho mais seguidores nas minhas redes sociais pessoais.

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2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Prezado Alex,

    Importante destacar que o  setor de prestação de serviços da área da beleza é um dos que mais cresceram no Brasil nos últimos anos.  Oferecer ao cliente a comodidade de receber o serviço sem sair de casa é um grande diferencial, mas você tem de levar em consideração a cultura local e analisar se é receptiva essa modalidade de prestação de serviço, de forma que defina as estratégias adequadas para encontrar mercado.

    Veja algumas dicas importantes para atrair seus clientes:

    Separar os conceitos de confiança e de intimidade

    A prestação de serviço na casa do cliente cria um ambiente de intimidade diferente daquele encontrado nos salões de beleza, afinal, para que alguém sinta segurança em receber você em sua residência, é preciso estabelecer uma relação de mínima amizade e boa confiança. Porém, embora esse tipo de atendimento tenha um caráter mais próximo, é fundamental que o prestador de serviços mantenha uma postura profissional, não exagerando no tom pessoal do serviço, sendo discreto e respeitando sempre os horários e as condições previamente combinados.

    Divulgar seus serviços

    O crescimento do atendimento em domicílio depende, em grande parte, de indicações de uma ampla rede de contatos, portanto, a divulgação do trabalho depende da recomendação de clientes para parentes, conhecidos e amigos.

    Todavia, você não deve ficar refém da propaganda  boca a boca, razão pela qual deve investir em formas simples e eficazes de marketing,a exemplo da distribuição de folders e cartões de visitas. Outra alternativa que não gera custo algum é difundir seus serviços nas redes sociais, registrando seus principais trabalhos e montando um bom álbum de fotos no Facebook, não esquecendo do Instagran.

    Personalizar o atendimento

    Uma vez que vai atuar na casa do cliente, considere realizar um serviço personalizado, adequando-se às características de cada ambiente. Leve apenas o equipamento necessário, principalmente se o local do atendimento for muito pequeno, separe os produtos de preferência do cliente e indique itens e novidades que possam agradar, baseando-se nas informações que já possui sobre suas predileções.

    Usar da flexibilidade, mas com organização, mas organizada

    Quem atende em domicílio tem a vantagem de poder montar seu quadro de marcações, oferecendo a prestação de serviços em horários a critério do cliente. É importante estar sempre disponível para atender ou encaixar alguma cliente em cima da hora. Todavia, face essas múltiplas possibilidades, é importante que o profissional mantenha sempre uma agenda rigorosamente organizada, para não se atrapalhar e comprometer a pontualidade. Tenha sempre em mente a duração de cada serviço e leve em consideração elementos como trânsito e outros possíveis contratempos.

    Apostar na diversificação

    O profissional tem de estar sempre por atento às inovações do mercado da beleza, pois diariamente são divulgadas diferentes técnicas e produtos. Por isso, pesquise tendências e referências estéticas em revistas, na internet e até em programas de TV para saber quais são as principais novidades. Importante: faça cursos constantemente para se atualizar ou aperfeiçoar algum procedimento. Quanto mais você aprender, mais opções pode oferecer aos clientes, apresentando uma cartela de serviços sempre diversificada e moderna.

    Invistir na sua imagem

    O cliente espera receber em sua casa um profissional do ramo. Importante que sua aparência esteja sempre bem cuidada. Preferencialmente, vista-se com sapatos, calça e camisas sociais. Pense bem: ao ir a um dentista, conta muito a apresentação daquele profissional: limpeza da roupa, cabelos arrumados, instrumentos de trabalho organizados, etc. A imagem conta muito para o seu trabalho.

    Por fim, você deve lembrar que a incerteza financeira é uma das grandes angústias do profissional que atua no mercado de beleza em domicílio, razão pela qual busque fidelizar clientes e obter maior segurança no faturamento mensal, saiba divulgar bem o seu serviço, ofereça uma boa variedade de opções e mantenha uma postura simpática e profissional. Com algumas atitudes simples você pode garantir seu caminho para uma carreira de muito sucesso!

  2. Olá Alex

    Em relação à divulgação, sugiro a você que leia um artigo que publiquei aqui no Sebrae, sob o título Como Divulgar Um Salão de Beleza nas Redes Sociais