Como usar o Canvas?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde. O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:
Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa.
Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço.
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.
Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor.
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave.
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Canvas: como estruturar seu modelo de negócio.
Apenas complementando…
Canvas, vem do inglês – business model canvas, ou quadro de modelo de negócio, como o plano de negócio é um documento e serve para obter informações de uma empresa.
Em uma empresa já constituída, normalmente início o processo de montagem do Canvas, através de um reunião de brainstorming, que serve para coletar as ideias e visões daqueles que fazem parte da empresa. O procedimento é muito mais ágil, facilita a visualização do negócio e é aplicado para se obter inovações.
Começar preenchendo o canvas a partir do item “Proposta de Valor” e depois “Segmentos de Mercado”, pois são os quadros que norteiam o todo para o todo.
As informações preenchidas em cada quadro precisam ser diretas e responder às perguntas de maneira muito objetiva. As ideias colocadas em todo o quadro, indicam o panorama geral de uma empresa e qual é o conceito de seu negócio
Ao final o Canvas permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe, que aliás, pode fazer parte efetivamente do processo de construção, isso também ajuda a cada um entender o seu papel no negócio
A estruturação do seu negócio não precisa ser complexa, tampouco definitiva, já que a principal função do Canvas é permitir que seu modelo esteja em constante mudança, para que a evolução seja contínua.
O canvas não exige tantas pesquisas e isso reflete no seu resultado, que não tem a precisão e quantidade de informações que o outro plano traz, mas é tão eficaz e necessário quanto ele. O documento é feito de forma visual e simples e fornece o gerenciamento de possíveis estratégias que a empresa pode fazer.
Apenas ressalto que apesar de parecido Canvas não é um plano de negócio. A diferença entre eles é que o canvas analisa apenas informações superficiais, enquanto o plano de negócio envolve estratégias, marketing, mercado e vendas.
O ponto negativo é que nem sempre o canvas possui informações precisas e exatas. É feito de modo superficial, que não envolve todos os pontos existentes nas empresas. Na hora de montá-los não são feitas pesquisas como o plano de negócio exige.
Como cada modelo tem o seu próprio objetivo, nada impede que o empreendedor possa utilizar ambos métodos ao mesmo tempo. Em negócios bem estruturados são utilizados em conjunto o plano de negócio e o canvas. Apenas escolha um, quando não for viável utilizar o outro, pois são modelos de negócios que se completam.
Espero de ajudado
José Roberto Cassiano
talentsmanager.com.br
Construir um #PlanoDeNegócios é o primeiro passo para iniciar sua #estratégia, afinal, para alcançar o sucesso é preciso ter uma visão abrangente e detalhada da sua empresa e do mercado em que ela está inserida. E o #BusinessModelCanvas é uma das melhores opções para isso!
📹 O que iremos contar para você nesse vídeo: Para falar um pouquinho mais sobre o Modelo de Negócio Canvas, que estrutura a sua empresa, diferencia o negócio que você tem e analisa os seus concorrentes, convidamos o Ramon Mendes, engenheiro, mestre em inovação e empreendedorismo, e dono da Startup Conexão Carreira, que visa ajudar jovens universitários a se inserir no mercado de trabalho e ter uma carreira exponencial. Para saber mais, acesse o perfil do Instagram da Startup: @conexao.carreira
🌟🔥 🔎 O que é Canvas? É uma #ferramenta #estratégica que te faz entender, em apenas um quadro, como é que a sua empresa funciona (ou vai funcionar), além de te permitir analisar os seus concorrentes, traçar metas e tomar decisões. 💥 O Modelo de Negócios Canvas está dividido em quatro etapas:
✅ 1. O que entregar: Possui duas etapas, o Segmento de Cliente (onde é definido o público-alvo e perfil do seu cliente) e a Proposta de Valor (que definem a resolução de um problema ou objetiva satisfazer alguma necessidade do cliente, de acordo com a sua segmentação).
✅ 2. Para quem entregar: Possui duas etapas, os Canais de Distribuição (a forma que sua empresa se comunica com os clientes) e o Relacionamento com o Cliente (como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente).
✅ 3. Como fazer a entrega: Possui três etapas, os Recursos Chaves (o que a sua empresa necessita para criar sua proposta de valor, podendo ser recursos físicos, intelectuais, humanos ou financeiros), as Atividades Chaves (o que deve acontecer, em principal, para que a sua empresa funcione bem) e as Parcerias Chaves (alianças que permitem que o negócio desenvolva de forma otimizada e mais econômica).
✅ 4. Quanto gastará com a entrega: Possui duas etapas, a Estrutura de Custos (os custos relevantes necessários para que a empresa possa funcionar, podendo envolver custos fixos e variáveis) e as Fontes de Receitas (quando e como é recebido o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes). 💥 Para entender melhor sobre o assunto e ver exemplos práticos sobre o Canvas, assista ao vídeo com Ramon Mendes!
Sem dúvida alguma, o Canva é uma ferramenta indispensável para desenvolver um bom negócio online.
Ele possui diversas funcionalidades gratuitas que podem gerar grande valor a sua marca. Recomendo essa leitura: https://pt.quora.com/Como-usar-o-aplicativo-Canva-para-ganhar-dinheiro/answer/Anderson-Virg%C3%ADlio?ch=10&share=2e0fc67f&srid=u8dLpk