PROJETO INTEGRADOR UNIVESP
  • 0
Novo na comunidade

Como usar o Canvas?

  • 0

Perguntas relacionadas

6 Respostas

  1. Essa resposta é editada.

    Boa tarde. O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

    Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.

    Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa.

    Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço.

    Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.

    Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor.

    Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave.

    Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

    Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

    Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

    As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

    Canvas: como estruturar seu modelo de negócio.

    • 1
  2. Apenas complementando…

    Canvas, vem do inglês – business model canvas, ou quadro de modelo de negócio, como o plano de negócio é um documento e serve para obter informações de uma empresa.

    Em uma empresa já constituída, normalmente início o processo de montagem do Canvas, através de um reunião de brainstorming, que serve para coletar as ideias e visões daqueles que fazem parte da empresa. O procedimento é muito mais ágil, facilita a visualização do negócio e é aplicado para se obter inovações.

    Começar preenchendo o canvas a partir do item “Proposta de Valor” e depois “Segmentos de Mercado”, pois são os quadros que norteiam o todo para o todo.

    As informações preenchidas em cada quadro precisam ser diretas e responder às perguntas de maneira muito objetiva. As ideias colocadas em todo o quadro, indicam o panorama geral de uma empresa e qual é o conceito de seu negócio

    Ao final o Canvas permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe, que aliás, pode fazer parte efetivamente do processo de construção, isso também ajuda a cada um entender o seu papel no negócio

    A estruturação do seu negócio não precisa ser complexa, tampouco definitiva, já que a principal função do Canvas é permitir que seu modelo esteja em constante mudança, para que a evolução seja contínua.

    O canvas não exige tantas pesquisas e isso reflete no seu resultado, que não tem a precisão e quantidade de informações que o outro plano traz, mas é tão eficaz e necessário quanto ele. O documento é feito de forma visual e simples e fornece o gerenciamento de possíveis estratégias que a empresa pode fazer.

    Apenas ressalto que apesar de parecido Canvas não é um plano de negócio.  A diferença entre eles é que o canvas analisa apenas informações superficiais, enquanto o plano de negócio envolve estratégias, marketing, mercado e vendas.

    O ponto negativo é que nem sempre o canvas possui informações precisas e exatas. É feito de modo superficial, que não envolve todos os pontos existentes nas empresas. Na hora de montá-los não são feitas pesquisas como o plano de negócio exige.

    Como cada modelo tem o seu próprio objetivo, nada impede que o empreendedor possa utilizar ambos métodos ao mesmo tempo. Em negócios bem estruturados são utilizados em conjunto o plano de negócio e o canvas. Apenas escolha um, quando não for viável utilizar o outro, pois são modelos de negócios que se completam.

    Espero de ajudado

     

    José Roberto Cassiano

    talentsmanager.com.br

    • 0
  3. Construir um #PlanoDeNegócios é o primeiro passo para iniciar sua #estratégia, afinal, para alcançar o sucesso é preciso ter uma visão abrangente e detalhada da sua empresa e do mercado em que ela está inserida. E o #BusinessModelCanvas é uma das melhores opções para isso!

    📹 O que iremos contar para você nesse vídeo: Para falar um pouquinho mais sobre o Modelo de Negócio Canvas, que estrutura a sua empresa, diferencia o negócio que você tem e analisa os seus concorrentes, convidamos o Ramon Mendes, engenheiro, mestre em inovação e empreendedorismo, e dono da Startup Conexão Carreira, que visa ajudar jovens universitários a se inserir no mercado de trabalho e ter uma carreira exponencial. Para saber mais, acesse o perfil do Instagram da Startup: @conexao.carreira

    🌟🔥 🔎 O que é Canvas? É uma #ferramenta #estratégica que te faz entender, em apenas um quadro, como é que a sua empresa funciona (ou vai funcionar), além de te permitir analisar os seus concorrentes, traçar metas e tomar decisões. 💥 O Modelo de Negócios Canvas está dividido em quatro etapas:

    ✅ 1. O que entregar: Possui duas etapas, o Segmento de Cliente (onde é definido o público-alvo e perfil do seu cliente) e a Proposta de Valor (que definem a resolução de um problema ou objetiva satisfazer alguma necessidade do cliente, de acordo com a sua segmentação).

    ✅ 2. Para quem entregar: Possui duas etapas, os Canais de Distribuição (a forma que sua empresa se comunica com os clientes) e o Relacionamento com o Cliente (como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente).

    ✅ 3. Como fazer a entrega: Possui três etapas, os Recursos Chaves (o que a sua empresa necessita para criar sua proposta de valor, podendo ser recursos físicos, intelectuais, humanos ou financeiros), as Atividades Chaves (o que deve acontecer, em principal, para que a sua empresa funcione bem) e as Parcerias Chaves (alianças que permitem que o negócio desenvolva de forma otimizada e mais econômica).

    ✅ 4. Quanto gastará com a entrega: Possui duas etapas, a Estrutura de Custos (os custos relevantes necessários para que a empresa possa funcionar, podendo envolver custos fixos e variáveis) e as Fontes de Receitas (quando e como é recebido o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes). 💥 Para entender melhor sobre o assunto e ver exemplos práticos sobre o Canvas, assista ao vídeo com Ramon Mendes!

    • 0
  4. Sem dúvida alguma, o Canva é uma ferramenta indispensável para desenvolver um bom negócio online.

    Ele possui diversas funcionalidades gratuitas que podem gerar grande valor a sua marca. Recomendo essa leitura: https://pt.quora.com/Como-usar-o-aplicativo-Canva-para-ganhar-dinheiro/answer/Anderson-Virg%C3%ADlio?ch=10&share=2e0fc67f&srid=u8dLpk

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder