Bom dia, como posso continuar meu trabalho como cabeleireiro com esse surto? O que posso fazer pra continuar sustentando minha família?
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Boa tarde Eliene. Diante da crise COVID19 os negócios de beleza podem usar a VENDA ANTECIPADA para manter um faturamento mínimo.
Siga o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae:
1- Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada;
2- Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro;
3- Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e o método de rodízio quando o cliente não define o profissional;
4- Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão de beleza e profissional de beleza; É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes;
5- Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos; Transparência é fundamental;
6- Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção; Alguns meios de pagamento também já oferecem esse serviço;
7- Quando as atividades forem retomadas faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente, informando a ele que está reservada parte de cada dia de trabalho para esse fim; É importante deixá-lo ciente dos horários DIÁRIOS reservados para cumprir os serviços já comercializados; Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço;
8- Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;
9- Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;
19- Para todos os itens: todo o planejamento da venda antecipada deve ser debatido e definido junto à equipe de profissionais parceiros e descrito para conferência posterior de todos. O engajamento de parceiros é fundamental.
Dicas para negócios de beleza enfrentarem a crise COVID-19:
1- Organize seu conjunto de clientes
Aproveite o tempo para duas ações importantes. a) atualizar os dados; e b) conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão. Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas: características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem, por exemplo;
2- Mantenha o contato com os clientes aquecido
Feita a organização do conjunto de clientes, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem estar e saúde, além da beleza. Use o Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook, Telegram, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades e comportamentos online (veja as dicas no EAD Marketing Digital do Sebrae). O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas (próximo item), além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes;
3- Venda online serviços e produtos
Atualizados os dados e mantendo o contato frequente, abre-se canal para vendas online que podem ser de dois tipos prioritariamente.
a) voucher de serviços, a chamada VENDA ANTECIPADA (vejo o artigo de dicas aqui https://www.linkedin.com/posts/andrezzatorres_sebraebeleza-covid19-activity-6649098683616899073-fxkP ). Aqui os clientes compram um serviço pagando antecipado, seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza, veja casos reais no perfil do Instagram @beleza_inspira_covid19 ;
b) produtos home care, sempre a partir das necessidades de cada grupo de clientes, formulando kits específicos se diferencia o negócios dos inúmeros sites de venda de cosméticos. Por mais que essas vendas não alcancem um faturamento significativo, elas mantêm o vínculo com o cliente;
4- Revise os contratos de serviços
Diante da suspensão do atendimento ao cliente e vendas no ponto físico, é hora rever os gastos mensais: telefonia, internet, assinatura de TVs, dados, softwares de gestão, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar ou suspender assinatura. Para isso leia o contrato e veja se o corte ou suspensão acarretará em multas ou restrições futuras. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa.
5- Faça a organização do estoque, negocie faturas e revise compras
É um momento oportuno para colocar a casa em ordem do ponto de vista da gestão de estoque. Faça um levantamento minucioso e reveja o planejamento de compras, renegociando faturas a vencer quando possível, vários fornecedores estão anunciando condições diferenciadas neste momento. Importante: ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar;
6- Negocie o aluguel
Estar com o negócio impedido de funcionar (como na maioria dos municípios brasileiros hoje, 29/3/2020), pode acarretar em falta de recurso para pagar o aluguel em dia. Renegocie, renegocie, renegocie. Se o negócio estiver localizado em shoppings e centros comerciais procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza (http://www.saloesbrasil.com.br), que tem pleitos junto à ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais). Caso não haja sucesso na renegociação há a opção da obtenção de crédito e a opção de abrir mão do ponto comercial (deve-se analisar com apoio jurídico o contrato firmado), neste caso procure IMEDIATAMENTE o sindicato local para verificar a situação dos contratos de parceria vigentes;
7- Reinvente o seu espaço
Caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local. Não é o caso de grandes reformas, mas uma faxina especial no espaço, pintar você mesmo uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, usar plantas, por exemplo, são pequenas ações que revigoram seu negócio e preparam para a reabertura. Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime. Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em breve em outro local que será informado breve e comece a sondar outros locais. Pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço diferente ou com um tipo específico de atividade.
Olá, Eliene.
Esta resposta vem após análises de como alguns países em situação de quarentenas forçadas, guerras ou catástrofes lidam com a prestação de serviços para a população.
Tentarei ser bem objetivo para que você veja o que pode fazer sentido para o seu caso.
Bem, lembre-se, mais uma vez, que essas dicas são baseadas em situações pelas quais nunca passamos antes. Não sabemos se elas serão eficazes, mas, têm funcionado em outras partes do mundo e em outros contextos. Espero que elas sejam úteis para você também. E não se esqueça: quando esse momento terrível passar, as nossas relações, nossos negócios e nossa forma de pensar serão diferentes. A Eliene que sairá dessa crise certamente estará mais preparada para conquistar os sonhos e objetivos que planejou. Tudo ficará bem!
Saúde e sucesso pra você.
Bom dia Eliene!
Realmente sua pergunta é difícil de ser respondida, mas fato é que nesse momento que a crise nos pega de surpresa, o mercado precisa ser criativo e evoluir para alguma oportunidade que não havia sido visualizada anteriormente.
Alguns estabelecimentos como o seu que no momento não podem funcionar estão entrando em contato com os clientes e oferecendo os serviços com desconto para compra agora e a prestação do serviço quando a situação melhorar.
Dessa forma, minimamente continuam com alguma renda para poder manter o básico. Nesse link você pode ver depoimentos de empreendedores do ramo da beleza que aplicaram soluções como essa: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/23/coronavirus-restaurantes-voucher-salao-de-beleza.htm
É importante também você levantar quais custos você deve abrir mão nesse momento para focar no que é essencial. Faça uma lista e verifique os impactos de cada um em uma eventual falta.
No mais, as notícias mudam a cada dia e existem propostas de lei para amparar o pequeno empresário que estão sendo analisadas pelo congresso. Fique atenta aos informativos do Sebrae que a cada atualização nossos clientes serão informados no site http://www.sebrae.com.br
Boa tarde Eliene. Listamos algumas orientações a empresários donos de salões de beleza e profissionais da beleza para minimizar os impactos deste período de quarentena devido ao COVID-19 com dicas de gestão:
Dicas de Gestão para Salões de Beleza:
1- Evitar demitir colaboradores para não perder pessoas já preparadas e não ter custos com demissão;
2- Adiantar férias quando for possível;
3- Investir em capacitação remota para os colaboradores (e parceiros que quiserem participar). As capacitações podem ser feitas de formas simples, como por exemplo a indicação de um vídeo no YouTube, seguido de um debate online ou mesmo umcurso online e gratuito do Sebrae.
4- Organizar o banco de dados de clientes (preferencialmente informatizado) e classificar segundo critérios que atendam melhor suas necessidades;
5- Organize os controles financeiros: custos fixos e variáveis, adaptando à redução temporária da demanda. Veja o que pode ser reduzido: plano de internet, plano de telefone, consumo de energia elétrica, consumo de água, consumo de insumos cosméticos e outros insumos para atendimento;
6- Pré-vendas de serviços a preço promocional, por exemplo: compre agora um pacote com 3 cortes de cabelo, pague por 2 e agende quando quiser.
7- Vendas de kits de produtos de beleza: veja em seu estoque de vendas produtos com data de validade mais próxima e divulgue a venda de kits em suas redes sociais a um preço promocional. Isso evita perda de insumos e mantem o contato de seus clientes com o seu negócio.
8- Realizar você mesmo pequenas reformas e ajustes, aproveitando dias que o estabelecimento estiver fechado. Uma nova cor na parede, por exemplo, é simples de fazer, barato e revigora o ambiente.
Ações para minimizar o impacto nas receitas da empresa:
1- Intensificar o uso dos canais digitais: TikTok, Instagram, WhattsApp,Facebook e outras plataformas e aplicativos de venda;
2- Intensificar (ou adotar) o uso dos meios eletrônicos de pagamento;
3- Manter o contato com os clientes aquecido enviando: dicas de beleza; ofertas de produtos; curadoria de influencers interessantes para seguir.
4- Promover a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos;
5- Aumentar o engajamento de clientes, colaboradores e parceiros divulgando os trabalhos produzidos pelo time nas redes sociais com uma # (hashtag) específica do seu negócio. A comunicação não pode parar.
Dicas de gestão para Salões e Profissionais de Beleza.