Como deve ser feito para se ter missão, visão e valores em uma empresa?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia Ana Karine,
Primeiro vamos esclarecer o que é este importante trio para sua empresa traçar estratégias para potencializar o alcance ao seu público alvo:
Missão: Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo
Visão : É o momento em que você deve identificar para sua empresa uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos
Valores: É uma lista dos valores que orientam o comportamento de sua empresa, esta lista pode contemplar, por exemplo, a atuação frente os processos seletivos, os processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e a relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros
No site: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF, você terá acesso a uma ferramenta que vai te auxiliar na elaboração destes importantes itens de gestão .
O vídeo a seguir, também pode ajudá-la a construir este trio que define sua empresa e seus objetivos
Parabéns, pela iniciativa, muitos acreditam que definir missão, visão e valroes e apenas para as grandes empresas, entendo que esta pode ser um importante ferramenta de gestão, uma vez que quando estiver em conflito com uma decisão pode recorrer a estes princípios e tomar a decisão com base no que acredita.
Acredito que os conceitos já possui, por isto vou focar apenas na sua pergunta, se precisar podemos explorar melhor o conceito, em uma outra oportunidade.
Como escolher uma missão, visão e valores
Missão
Para definir a missão é necessário saber para que ela existe. Se a empresa ainda não existe, ela é uma ideia que está na cabeça do empreendedor. Se ela já existe, os elementos para a construção da missão já estão postos e precisam ser identificados e descritos. A missão estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio. Uma excelente definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o cliente. Hoje muito comum responder “Qual a experiência que você quer proporcionar ao seu cliente?”, A missão deve propor desafios a todos e alimentar o engajamento à empresa. Ela precisa ser clara, limpa e simples, traduzindo em poucas palavras o sentido e propósito da organização. Então responda dentro da Missão:
Com base nesta reflexão, construa uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva. Mostre, apresente e valide com todos que entende ser importante e pergunte se faz sentido para eles para eles.
Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.
Visão
Visão é o seu sonho, até onde é o seu horizonte, onde quer ir, onde vai chegar, como ira medir, a visão deve ser séria e concreta, estabeleça suas metas ce curto, médio e longo prazo. A visão é o seu combustível.
Bons negócios,
Estamos aptos para construir o seu plano,
José Roberto Cassiano