Tenho muita dificuldade em precificar meus serviços. Sei que devo verificar todos os gastos e chegar à minha hora técnica mas aí que mora o problema…Já que trabalho com criatividade, um mesmo serviço pode demorar de 1 hora a dias, como definir o valor de um serviço como esse?
Penso que se deva fazer uma média aritmética das vezes em que esse serviço foi realizado, mas essas tentativas e erros ocorrem antes ou durante a atividade empresarial? se for durante, como isso seria justo aos clientes? Enfim…são tantas questões que tenho sobre isso que eu poderia escrever um livro só de dúvidas.
No mais, existem tabelas de associações mas a meu ver elas fogem da realidade, afinal de contas os clientes sempre querem economizar nos serviços para poder gastar nos produtos.
Olá Marcelo! Serviços que que dependem da criatividade tem sempre o risco da imprevisibilidade do resultado.
Como é risco, esse risco pode ser compartilhado entre comprados e vendedor. Você pode entregar algo que valha mais que o combinado, mas também pode entregar algo que valha menos.
Gosto da ideia da média aritmética do histórico, mas também acho interessante a perspectiva da disposição das pessoas em pagarem um preço X. O X deve cobrir custos, remunerar a atividade (hora técnica) e ainda produzir um lucro. X ainda precisa ser atrativo frente a concorrência para que o negócio seja viável. Esse é o direcionamento no caminho do melhor preço.