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ANDERSON RIBEIRO
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Como posso oferecer serviços em eletricidade em um mercado tão grande?

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Quero e estou iniciando uma empresa MEI, ainda tenho muitas dúvidas. Tá difícil competi com alguém que cobra muito mais barato por um serviço complexo. Como manobrar essa “concorrência”?

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3 Respostas

  1. Seja bem-vindo, este é um grande desafio, e parabéns querem enfrentar os grandes já mostra uma excelente veia empreendedora, não pense como pequeno, você pode nivelar o jogo, atacando o que os grandes falham, pessoalidade, atendimento ao cliente, atenção aos pequenos detalhes, oportunidades pontuais. Algumas dicas:

    1. Se coloque no lugar do cliente das grandes, o que elas não oferecem talvez seja o que você vai oferecer.
    2. Seja o melhor no atendimento ao Cliente, trate seu cliente como único, , peça feedback, converse com eles, responda e-mails o mais rápido possível e interaja com eles nas redes sociais. Quando potenciais clientes veem boas avaliações de sua empresa on-line, eles confiam muito mais em você, da mesma forma o contrário ocorre com avaliações ruins.
    3. Responda rápido, grandes empresas ignoram questões ou feedbacks negativos, se acontecer com você responda de maneira rápida e reverta o fato negativo. Lembre-se que você esta utilizando mais uma oportunidade de ser exibido publicamente.
    4. Sua marca precisa aparecer e se destacar, crie uma identidade visual que mostre tamanho, designs profissionais, ocupe espaços como uma empresa grande, divida a atenção, esteja em todos os locais onde as outras empresas estão.
    5. Fidelize seus clientes, ofereça algo que as grandes não podem oferecer, talvez um mimo, como por exemplo treinamento, cursos rápidos.
    6. No caso das empresas de energia, talvez consiga agregar no seu portifólio a instalação, manutenção e reparos, como garantia do seu serviço.

    Espero ter ajudado e conte conosco

     

    José Roberto Cassiano

  2. … Tá difícil competi com alguém que cobra muito mais barato por um serviço complexo. Como manobrar essa “concorrência”?

    Isso acontece com todos os tipos de serviços nos mais variados mercados, principalmente na mão-de-obra.

    Uma boa parte dos consumidores privilegiam mais o preço do que a qualidade, e neste caso não adianta conversar se não puder baixar seu preço. (não que isso seja uma prática recomendada).

    Outra parte dos consumidores querem as duas coisas: Desejam receber um serviço de qualidade pelo menor preço. Esse público é mais suscetível a negociação.

    Sobre o que falar, seja calmo, bastante ouvinte e não se ponha apressado para dar o preço. Vá ver o que precisa ser feito e mostre como será feito o serviço, descrevendo como se já estivesse fechado a proposta.

    Nunca fale sobre os outros e principalmente, não tente explicar as razões do outro cobrar um preço menor. Evite achismos e mostre o que sabe sem se impor demasiadamente.

    Reveja suas despesas técnicas para ver até onde dá para cortar no preço. Seja honesto no prazo de entrega do serviço e mantenha o ambiente sempre limpo e organizado.

    Tire fotos antes e depois do serviço. Publique-as no Instagram e peça ao seu cliente o feedback sobre seu serviço e sua conduta para postar no seu perfil.

    Seja mais estratégico.

    Boa sorte e sucesso no seu negócio 😉

  3. Como posso oferecer serviços em eletricidade em um mercado tão grande?

    Anderson, antes de mais nada, precisa entender em que estágio de profissional/empresa você está, geralmente quem inicia na prestação de serviços, começa oferecendo seus serviços no bairro ou na cidade onde mora, e é neste cenário que a disputa é maior e os preços menores, pois é a primeira etapa de todo profissional, onde muitos ainda não tem noção de preços e nem tem também noção do seu valor como profissional.

    Minha dica é, se você é um bom profissional e já tem alguma experiência, já que você já abriu uma MEI, obtenha Nota Fiscal, máquina de cartão e boleto bancário, cartão de visita, talão de orçamento, Uniforme e depois disso aplique-se ao marketing, inicie nas redes sociais, anuncie em sites de anúncios e crie um Site, anuncie também no Google.

    Assim você amplia o seu mercado além do “bairro” e também diminui a concorrência ou melhora ela, pois neste patamar de empreendedorismo encontra-se outros empreendedores que trabalham e pensam como você.

    Além disso os “barateiros” estão fora de alcance dos clientes que buscam na internet a melhor relação custo benefício.

    Anuncie, equipe-se e bora trabalhar #ficadica