Li no site sobre a implantação do sistema com código de barras. No texto diz que um pequeno empreendedor teria um investimento inicial de R$2000,00 junto à GS1. Mas logo abaixo no exemplo da empreendedora com sua doceria, diz que ela investiu R$400,00.
Gostaria de entender melhor e de como o SEBRAE poderia me ajudar neste sentido.
Vania MonteNovo na comunidade
Bom dia!
O código de barras é uma ferramenta de identificação e comunicação de produtos, serviços e localidades, com base em padrões internacionais reconhecidos por empresas no mundo inteiro. Impresso na própria embalagem ou em um selo aplicado no produto, o código de barras proporciona uma linguagem comum entre os parceiros comerciais para a classificação de itens como tamanho, cor e tipo do produto.
O código de barras também é um aliado do empreendedor na gestão de seu negócio. Permite o controle de estoque, a rastreabilidade dos produtos, o monitoramento das vendas, das compras, da margem de lucro, dos estoques, do fluxo de caixa e de outras variáveis.
No Brasil, a EAN Brasil é o órgão multissetorial e privado que administra a implantação da numeração do código de barras. A filiação à EAN Brasil pode ser feita tanto por pessoas jurídicas (Ltda., associações, S.A etc.) como por pessoas físicas (artesãos, autônomos etc.).
Após o pagamento das taxas necessárias e o envio da documentação, dentro de sete dias, a EAN Brasil encaminhará a carta de licenciamento contendo a numeração exclusiva para a empresa, bem como uma via do contrato de licenciamento, o guia de referência Codificação em Unidade de Despacho, o Anuário Brasileiro de Automação e Tecnologia da Informação e o software para cálculo do dígito verificador.
O telefone da EAN Brasil é 0800 11 0789.
Essa empresa tem:
https://www.eanglobalcodigosdebarras.com.br/
Eu indico a EAN GLOBAL, pois somos uma consultoria de novos negócios e fomos muito bem orientados por eles, além deles ter um valor bem acessível para empreendedores que vão iniciar.
O site deles é https://www.eanglobalcodigosdebarras.com.br/
Espero ter ajudado!
Desejos bons negócios
Oi Vania. Tudo depende.
Se você está procurando ter os códigos GTIN (antigo EAN) únicos para cada produto para vendê-los em supermercados, lojas de conveniência, etc… então você vai precisar se associar à GS1 e tem uma anuidade que depende do porte da sua empresa.
Por outro lado, se seu objetivo é um uso interno do QRCode (mesmo que seja para venda em sua loja ou e-commerce), daí você não precisa se associar e não terá este custo. Veja que, se você optar por este caminho, o seu código não será um identificador único global (Global Trade Identification Number – GTIN).
Para esta segunda situação, você pode aprender sobre como gerar códigos de barras neste artigo:
https://dotter.com.br/desvende-o-mundo-dos-codigos-de-barras-domine-a-geracao-de-qrcode
Você também pode aprender bastante usando geradores de códigos de barra gratuitos para conhecer os diversos tipos.