Existe algum curso para iniciantes na locação de ferramentas para construção civil?
Carlos DavidNovo na comunidade
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Boa tarde Carlos. O setor de construção civil tem experimentado um crescimento significativo nesses anos. Isso fez com que muitas empresas passassem a atuar nesse setor, ajudando a expandi-lo ainda mais. Hoje há diversos produtos e serviços voltados à construção, reforma e acabamento na área. Entre os negócios mais promissores, está o de locação de equipamentos para a construção civil.
Antes de tudo é preciso ter um conhecimento do setor. Avaliar as necessidades da construção civil e como supri-las com o seu negócio. O conhecimento especializado envolve também a gestão de depósitos de máquinas e equipamentos.
1- Público-alvo
A pesquisa de público-alvo é importante em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. No caso das empresas de locação de equipamentos para a construção civil, os clientes são outras empresas. Deve-se descobrir, então, o tamanho médio daqueles que são seus potenciais consumidores, e comportamento deles no mercado.
O ideal é focar em uma clientela diversificada. Empresas que fazem grandes, médias ou pequenas construções, ou realizem reformas residenciais, garantem um lucro mais sólido. Se sua empresa for flexível conseguirá atender os diversos tipos de negócios. As necessidades delas irão demonstrar quais os equipamentos devem estar no seu acervo.
2- Localização
A localização é um dos pontos mais importantes a se considerar, e que leva mais tempo para definir. Uma empresa de locação de equipamentos deve estar estrategicamente posicionada nos centros comerciais, próximas a outras empresas de materiais de construção. Essa localização aumenta a probabilidade de arranjar negócios, já que as pessoas, por obrigação e comodidade, irão ao seu empreendimento quando estiverem realizando compras.
3- Concorrência
A análise de concorrência é um passo importante antes de implementar o negócio. Avaliar quais empresas competirão diretamente com a sua, e os pontos fortes e fracos delas, é fundamental para saber qual estratégia adotar nesse sentido. Para sair na frente não há segredo. É preciso oferecer melhores condições para o cliente, tanto no que diz respeito ao custo-benefício como na forma de gerir o negócio.
Para isso, é de extrema importância agir com ética, compromisso e qualidade. A equipe deve ser bem treinada, especializada e prestativa em todos os processos. Além disso, os vendedores devem ser bons negociadores. Esses fatores unidos certamente colocarão sua empresa à frente das concorrentes, fazendo com que tenha clientes fieis e cresça.
4- Produtos
Como qualquer outro negócio, você precisa ter uma diversidade de produtos. Não é porque você está oferecendo o mesmo serviço de tantas outras empresas que você não precisa inovar. Com uma gama de equipamentos você oferece maiores soluções para os clientes, garantindo uma maior probabilidade de fechar contratos.
Entre o maquinário essencial, estão guindastes, betoneiras, ferramentas em geral, alisadoras de pisos, geradores, vibradores de mangote, andaimes, compactadores de percussão, bombas centrífugas, bombas submersíveis e de drenagens e outros.
5- Fornecedores
A pesquisa dos melhores fornecedores é ideal para economizar. Os equipamentos devem ser atuais e possuírem uma elevada qualidade, e as empresas fornecedoras precisam oferecer boas condições de pagamento.
6- Gestão de estoque
Sua equipe deve ter o conhecimento adequado sobre seu equipamento para poder realizar a gestão do estoque de locação. É preciso conhecer, por exemplo, as datas de aquisição das máquinas, o tempo de vida-útil, as depreciações que sofreram com o tempo, as manutenções necessárias para cada uma, etc.
A equipe precisa, então, fazer um grande trabalho de pesquisa para descobrir as características dos equipamentos em estoque e dos que ainda serão adquiridos. Assim como das máquinas que estão sendo requisitadas por clientes. É preciso ter um planejamento claro sobre as atualizações do estoque. Nesse quesito, é importante focar em novas tecnologias e novos lançamentos no mercado.
7- Identidade corporativa
Encontre uma identidade para sua empresa, trazendo para seu negócio originalidade. Pense em algo que deixará sua empresa única, como, por exemplo, a locação de veículos usados na construção civil. Um exemplo é o uso de caminhões com guindastes, que são imprescindíveis em muitas construções, mas que poucas empresas de locação de equipamentos possuem.
8- Administração
A administração é o fator mais importante em qualquer empresa. Por isso você deve investir em automação e tecnologia, bem como em conhecimento de gestão atualizado. Um ponto importante nos dias de hoje é a informatização. Você terá muitas vantagens se adquirir um software de gestão, pois ele permite uniformizar os processos essenciais do negócio.
9- Divulgação
De alguma forma, você precisará divulgar os serviços e os produtos a serem locados. É importante demonstrar aos clientes as vantagens e benefícios de alugar ao invés de comprar, e por que devem contratar a sua empresa.
O marketing deve estar focado na maior vantagem que as empresas locadoras de máquinas e equipamentos têm: a facilidade. Por isso, procure provar como o cliente terá ganhos com pagamentos acessíveis e flexíveis. É importante também utilizar canais para interagir com o público, como site e redes sociais. Você poderá divulgar seus produtos e as informações sobre eles, como preços e promoções.
Fonte: https://blog.egestor.com.br/como-montar-uma-empresa-de-locacao-de-equipamentos-para-construcao-civil/