Cida Veloso
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Como abrir uma distribuidora de cervejas/ bebidas?

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Montes Claros Minas gerais

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4 Respostas

  1. Boa tarde Cida. Distribuidora de bebidas, como o próprio nome do negócio diz, é um comércio de vendas de bebidas do distribuidor para o consumidor ou outro negócio como Bar, por exemplo. Disponibiliza estoque com maior volume, por isso apresenta um valor de comercialização mais barato que em bares, por exemplo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL-2019), cadeia produtiva da cerveja, ou seja, da agricultura ao varejo, está diretamente conectada com o progresso e o desenvolvimento do país.

    A localização ideal para uma Distribuidora de Bebidas é aquela com boa concentração de pessoas, que disponha de espaço físico para estoque / depósito, carga e descarga que favoreça a logística com os representantes e/ou concessionários dos fabricantes de bebidas.

    Para abrir uma empresa, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma distribuidora de bebidas.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-distribuidora-de-bebidas,b0787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

  3. O pano de negócio é o primeiro passo, como terá esta informação amplamente disponibilizada, ou se precisar pode contar conosco, concentro minha resposta especificamente na bebida.

    O número de bebidas artesanais tem crescido cada vez mais no Brasil. Porém, poucas são as empresas regularizadas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A burocracia é grande e as leis estão se adaptando para atender à crescente demanda. Por essa razão, ainda são poucas as empresas devidamente regularizadas.

     

    Como fazer o meu registro no MAPA?

     

    Se você é um produtor de fim de semana e fabrica a para consumo próprio, nada muda. Mas, se você é produtor de artesanal e deseja vender para estabelecimentos e consumidores, precisará fazer a regularização no MAPA. Para a regularização, você precisa de um CNPJ e autorização da prefeitura para realização das atividades no endereço cadastrado.

     

    A partir daí, poderá solicitar no MAPA o registro do estabelecimento e o registro dos produtos que você fabrica. Se você terceiriza alguma de suas atividades, como engarrafamento, por exemplo, deverá entrar com os dados da empresa contratada, que também precisa ter sido registrada no MAPA. Além disso, você terá de cumprir algumas exigências referentes ao rótulo. E para submeter todos os dados e documentação, você precisará da assinatura de um responsável técnico, que nesse caso, pode ser de um nutricionista ou engenheiro de alimentos.

     

    Registrando o Estabelecimento

     

    Para fazer o registro do estabelecimento, é necessário encaminhar ao MAPA (pessoalmente ou por carta na unidade do seu estado ou em via eletrônica pelo site agricultura.gov.br) os seguintes documentos:

    •  Formulário de Registro do Estabelecimento (fornecido pelo MAPA)
    • Registro do CNPJ
    • Alvará da Prefeitura ou documento de solicitação do mesmo
    • Manual de Boas Práticas de Fabricação
    • Projeto e Memorial Descritivo das instalações
    • Laudo de análise físico-química e microbiológica da água a ser utilizada
    • Anotação de responsabilidade técnica emitido pelo conselho do profissional responsável.

     

     

    A continuidade do processo se dará com a vistoria de um profissional do MAPA para análise das condições da fábrica e verificação das informações fornecidas nos documentos acima.

    É importante notar que antes de iniciar o processo no MAPA, a concessão do alvará pela Prefeitura ou órgão responsável na sua cidade exigirá procedimentos que deverão ser consultada caso a caso. No seu caso pode esbarrar na vigilância sanitária do município.

     

    O Memorial descritivo citado acima pede uma série de detalhamentos como:

    • meios de controle para impedir o acesso de insetos, roedores, aves e outros tipos de contaminação
    • funcionamento do sistema de armazenamento e eliminação de resíduos
    • origem da matéria prima e controle de potabilidade
    • iluminação, temperatura e ventilação no estabelecimento
    • detalhamento de revestimentos, setorização e uso dos ambientes.

    Esses foram apenas alguns exemplos das informações solicitadas. O modelo do memorial descritivo também é fornecido pelo MAPA.

     

    No pedido de registro, o produtor ou beneficiador deverá informar também as empresas com as quais terceirizará serviços, como o envasilhamento, a padronização e até mesmo a produção, se for o caso. Porém, as terceirizadas precisam ter sido previamente registradas no MAPA.

     

    Registro do Produto

     

    Ao mesmo tempo em que se entra com o pedido de registro do estabelecimento, pode-se entrar com o pedido de registro do produto. Ele é mais simples pois exige menos documentos, porém, para cada bebida deve ser feito um pedido de registro diferente. Isso porque a concessão é feita com base nos ingredientes, suas quantidades e nome recebido pelo produto.

     

    É importante ressaltar que o registro do produto no MAPA não tem a ver com o registro de patentes. Nos casos das receitas confidenciais, o MAPA fica responsável por não divulgar as informações fornecidas no processo de registro.

     

    No registro do produto, deverá ser feita a indicação de todas as marcas que irão vende-lo, não sendo emitido outro número de registro para produtos com mesmo nome e ingredientes.

     

    O formulário para o registro do produto é fornecido pelo MAPA. Ele exige informações como:

    •  Composição
    • Percentual dos Ingredientes
    • Função, nome e códigos dos aditivos utilizados

    O MAPA também prevê critérios para a rotulagem da cerveja que devem ser seguidos pelo produtor. Os padrões de Qualidade e Identidade da cerveja são fixados pelo Ministério, o que significa que a cerveja artesanal deverá atender aos padrões de composição e características físico-químicas e sanitárias determinadas.

     

    Poderá consultar INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 72, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2018 Para maiores informações e conte conosco para maiores esclarecimentos

     

    Jose Roberto Cassiano

    http://www.talentsmanager.com.br

     

     

  4. O plano de negócio te dá o caminho, é o ponto inicial, e no meu entendimento o mais importante, um plano bem feito te responde as principais questões sobre o seu empreendimento, analisando os aspectos financeiros, administrativo, mercado,  vendas e investimento.. O plano pode te dar mais segurança, menos riscos, mais resultados pois ele tenta prever o caminho que pretende trilhar.

    Talvez o site a seguir seja uma base para iniciar esta jornada:

    Como montar uma distribuidora de bebidas – Sebrae

    SE preferir pode nos consultar, sem compromisso, somos especializados na pequena empresa, nosso trabalho visa antecipar o futuro, entender e auxiliar no crescimento de sua empresa. Desafiar os paradigmas, rever as despesas e potencializar lucro e Receita

    José  Roberto Cassiano

    Talentsmanager.com.br