Claudia Ribeiro de sousa
  • 1
Novo na comunidade

Como montar uma fábrica de ração para gado?

  • 1

Olá, estou pensando em investir em uma fábrica de ração para gado e gostaria de saber tudo que necessito para montagem. Existe um curso próprio para isto?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa tarde Claudia. A nutrição animal é um dos braços do agronegócio que mais recebe atenção, dada a sua importância para o desempenho dos rebanhos e plantéis. Cada vez mais, os produtores buscam por dietas que maximizem a produtividade da sua criação, estabelecendo fortes parcerias com seus fornecedores.

    1- Monte um plano de negócios

    Esse é o instrumento base para iniciar qualquer negócio. Resumidamente, o plano será o retrato do seu empreendimento e constará todas as suas necessidades (de equipamentos, por exemplo) e definirá até mesmo o perfil essencial para o gestor e demais colaboradores da empresa. Liste, com detalhes, quais são os seus objetivos e descreva, com igual riqueza, o que precisa fazer para alcançá-los. O plano de negócios deve ter:

    – Sumário executivo: o que e como fazer;

    – Análise de mercado: quem vai comprar o seu produto;

    – Plano de marketing: como atrair o público para o seu produto;

    – Plano operacional: em que local cada setor será alojado;

    – Plano financeiro: o quanto tem para investir e qual o seu capital de giro;

    – Possíveis cenários: qual o seu plano B, caso algo dê errado;

    – Avaliação estratégica (análise SWOT): quais são as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

    2- Verifique as instalações

    As instalações de uma fábrica de rações devem estar dentro de parâmetros de qualidade que garantam a segurança dos insumos. Os pisos devem ser construídos com material resistente para aguentar impactos e maquinários pesados, além de serem bem drenados para facilitar a limpeza. Janelas, escadas, corrimãos, canaletas, sifões, teto e paredes devem evitar o acúmulo de sujeira e, também, ser facilmente higienizados. Elevadores, plataformas, rampas e equipamentos precisam apresentar acessibilidade e fácil manutenção, além de estarem de acordo com a NR-12.

    Lavatórios e refeitórios devem estar longe de instalações de manipulação de produtos e toda a equipe, capacitada quanto às condições de higiene. Nesse sentido, é preciso também apropriar a limpeza e a desinfecção de maquinário. A estrutura deve possibilitar o máximo aproveitamento da luz do sol para economizar energia e apresentar um bom sistema para captação, tratamento e eliminação de águas residuais, devidamente aprovado pelo órgão ambiental competente. A ventilação deve evitar o calor excessivo e o controle de pragas precisa ser eficiente.

    3- Adquira os equipamentos

    A seleção do maquinário para uma fábrica de rações deve ser criteriosa. Questões como espaço, capital inicial, custos operacionais, disponibilidade de manutenção, capacidade de produção, potencial de crescimento não podem ficar de fora do plano de negócios. Basicamente, as fábricas de ração podem ser divididas em três setores: recebimento, processamento e expedição. Alguns maquinários variam de acordo com o tipo de ração, se peletizada ou extrusada, por exemplo.

    4- Faça o registro do MAPA

    O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os insumos destinados à alimentação animal. Assim como os ingredientes utilizados na composição das rações, a fábrica que produz, fraciona, importa, exporta e comercializa alimentos (suplementos, núcleos, premix e rações) para animais de criação ou de companhia deve ser registrada no MAPA.

    O principal objetivo desse controle é garantir a segurança alimentar, as adequações sanitárias nos processos de fabricação, a conformidade e a inocuidade dos produtos. Os registros dos produtos e dos estabelecimentos são regidos pelo Decreto 6.296/2007, e os pedidos de registros devem ser encaminhados para a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do estado onde se localiza a fábrica.

    Além de todos esses cuidados, adotar boas práticas na fabricação das rações garante a qualidade do produto em todas as etapas do processo. Fornecedores idôneos apresentam certificações de nutrição animal. Procure obtê-las. O mercado de rações cresce à medida que os setores pet e agropecuário se desenvolvem. O Brasil está entre os maiores produtores e oferece boas oportunidades para quem deseja entrar para o negócio. Saber como montar uma fábrica de rações é o primeiro passo para o sucesso na área!

    Fonte: https://nutricaoesaudeanimal.com.br/fabrica-de-racao/

  2. Elabore um plano de negócio e analise a viabilidade ou não do negócios e seu retorno.

    Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.