Joao Correia Filho
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Como montar uma choperia?

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Li a resposta dada pelo sebrae como montar uma choperia, gostei muito, a pergunta é tem mais alguma coisa a acrescentar?

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3 Respostas

  1. Boa tarde João. O Bar atua como ambiente social integrador, tornando-se ponto de referência por diversos motivos como seu cardápio ou especialidades gastronômicas, bebidas diversificadas, clientela, preços, entre outros atrativos. Alguns atrativos podem ser oferecidos pelo bar como o ambiente e a decoração, as músicas, jogos, etc.

    O negócio de bar conta com um mercado bastante promissor por oferecer um item de consumo que abrange todos os segmentos da população. É possível escolher entre vários modelos de negócio, do botequim ao bar temático. O mercado de bares é enorme e tem boas perspectivas a curto, médio e longo prazo devido ao aumento do poder aquisitivo da população.

    Uma boa localização é aquela que está “no caminho” dos clientes, no bairro dos clientes ou perto de algum ponto de atração de pessoas e que favoreça o acesso ao estabelecimento com o menor grau de dificuldade. A escolha do local requer pesquisa e decisão sobre o tipo de público a ser atendido, identificando suas características principais, tais como: poder aquisitivo, hábitos, cultura, gostos, etc.

    Para abrir uma empresa, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um bar.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-bar,4f187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.

    O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.

  3. Além das informações fornecidas pelo SEBRAE sobre como montar uma choperia, existem alguns pontos adicionais que podem ser considerados para garantir o sucesso do seu empreendimento:

    1. Estudo de mercado: Faça uma pesquisa de mercado detalhada para identificar a demanda por choperias na região onde você pretende abrir o negócio. Avalie a concorrência existente e identifique oportunidades de diferenciação.
    2. Localização estratégica: Escolha uma localização estratégica para a sua choperia. Opte por áreas com alta circulação de pessoas, como regiões comerciais, centros turísticos ou próximas a universidades. Considere também a acessibilidade, estacionamento disponível e a visibilidade do local.
    3. Estrutura adequada: Planeje a estrutura física da choperia levando em consideração o espaço necessário para instalar as chopeiras, área de atendimento ao público, cozinha e banheiros. Garanta que o ambiente seja agradável, com uma decoração que remeta ao universo das choperias e uma disposição que facilite a circulação dos clientes.
    4. Variedade de chope: Ofereça uma variedade de opções de chope para atrair diferentes tipos de consumidores. Busque parcerias com cervejarias locais para garantir uma seleção diversificada de sabores e estilos. Além disso, invista em uma chopeira de qualidade para manter a temperatura ideal da bebida e garantir uma experiência excepcional aos clientes.
    5. Cardápio e harmonização: Desenvolva um cardápio diversificado que complemente a experiência do chope. Ofereça petiscos, porções e pratos que harmonizem bem com as diferentes opções de chope disponíveis. Considere também oferecer opções vegetarianas ou veganas para atender a diversos públicos.
    6. Atendimento de qualidade: Invista na capacitação da equipe de atendimento para proporcionar um serviço de qualidade aos clientes. Garanta que os funcionários tenham conhecimento sobre os diferentes tipos de chope, saibam realizar um serviço eficiente e estejam preparados para oferecer sugestões e tirar dúvidas dos clientes.
    7. Marketing e divulgação: Elabore estratégias de marketing para promover a sua choperia. Utilize as redes sociais, crie um site atrativo, participe de eventos locais e ofereça promoções especiais para atrair novos clientes. Considere também parcerias com influencers e blogueiros do segmento de cervejas para aumentar a visibilidade do seu negócio.

    Lembre-se de que cada choperia é única, e é importante adaptar essas dicas de acordo com o perfil do seu público-alvo e as características específicas do seu empreendimento. Com um planejamento cuidadoso, um ambiente agradável e uma seleção de chope de qualidade, você estará no caminho certo para montar uma choperia de sucesso.