Para atender um agricultor familiar.
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Oi Cecilia,
Primeiramente, um abatedouro de suínos necessita de instalações e equipamentos específicos que organizem a produção e que garantam a total higiene. Os órgãos de fiscalização sanitária realizam visitas aos abatedouros suínos para verificar se as normas vigentes estão sendo todas cumpridas, então é de suma importância que esteja tudo nos conformes para evitar multas e assegurar a saúde das pessoas que irão consumir sua carne suína.
O processo é composto por várias etapas:
Recepção: Os porcos são transportados em caminhões até o abatedouro de suínos e através de rampas vão para os locais de recepção. É de suma importância o processo de inspeção dos animais, que devem estar separados por lote de acordo com a procedência, outro ponto importante é a questão do stress sofrido pelo animal que pode influenciar a qualidade da carne.
Insensibilização: Existe a necessidade de se promover a inconsciência dos suínos antes do abate, no Brasil isso é geralmente feito através de choque elétrico de alta voltagem e baixa amperagem.
Sangria – essa é uma etapa que precisa ser ágil. Após a insensibilização, o processo deve acontecer, em segundos, seccionando os grandes vasos ou por punção direta no coração com retirada do sangue para reaproveitamento.
Escaldagem e Depilação: essa etapa é feita em tanques metálicos com renovação de água constantes, para facilitar a remoção de pelos, unhas, cascos e retirada de partes sujas do couro. A etapa de depilação, remoção dos pelos, é realizada em máquinas específicas, que provoca impacto com o couro dos suínos, fazendo a remoção dos pelos por atrito.
Evisceração: A carcaça é aberta desde o pescoço até a região inguinal. É chamado de evisceração e a abertura deve acontecer com auxílio de utensílios cortantes, como uma faca. O objetivo é retirar as vísceras (órgãos) dos suínos.
Corte, toalete, pesagem e refrigeração: A maneira ideal de serragem da carcaça é a forma longitudinal, após a retirada da cabeça. É serrada ao meio pela coluna vertebral para remover a medula. As carcaças são limpas com facas e encaminhadas para refrigeração com temperaturas ideais para que sejam conservadas.
Por fim… é um processo que exige muitos cuidados, principalmente relacionados a sanidade, destinação de resíduos, etc. então procure ajuda profissional para pensar no modelo do seu negócio!
Lembre-se que apesar do principal produto do suíno estar vinculado à alimentação, existem outros produtos como o couro que serve de insumo na indústria da moda e da decoração, gerando novas oportunidades de mercado.
Conte com o SEBRAE para te ajudar!!
http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publicações/Suinocultura.pdf
http://www.abcs.org.br/manual-de-cortes