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Como montar um bom planejamento financeiro para a empresa?

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Como montar um bom planejamento financeiro para a empresa?

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  1. O planejamento do negócio é essencial para que os resultados sejam positivos e a empresa consiga mapear erros e acertos.

    Com ele, executivos e gestores entenderão o quanto e onde poderão investir o caixa da empresa.

    Mas por onde começar esse documento tão importante?

    Abaixo listamos o passo a passo para te ajudar em como montar o planejamento financeiro da sua empresa:

    1. faça o planejamento orçamentário;
    2. defina uma rotina de registros para todos;
    3. estipule objetivos reais e alcançáveis;
    4. elabore um controle de gastos;
    5. projete o fluxo de caixa.

    O planejamento é uma ferramenta de administração do dinheiro da organização. Ou seja, adapte-a e use-a de maneira a atender as necessidades individuais do seu negócio.

  2. Acredito que todos devem estar preparados para o planejamento financeiro, uma importante ferramenta para manter suas expectativas dentro de uma previsão .

    As grandes empresas já trabalham com previsões do ano, 5 anos e 10 anos, justificando a importância de se traçar um caminho, é lógico que podemos fazer as revisões periódicas e corrigir a rota, mas sempre teremos um caminho.

    Para o pequeno e médio, entendemos que de e ser uma rotina, na pior das hipóteses mensal, uma vez que é uma oportunidade de analisar o quem vem dando certo e o que nem tanto. Portanto uma oportunidade de analisar e apresentar soluções.

    Todos são unanimes em orientar os pequenos e médio empresários, sobre a importância de elaborar um planejamento anual, orçamento anual, Budget, mas poucos, explicam como fazer.

    A única certeza que temos que você empreendedor possui todas as informações necessárias para dar esta previsibilidade, aqui tento mostrar um processo mais simplificado:

    1. Começa pela previsão de vendas, com base em seu histórico, respeitando o movimento externo e sazonalidade, estabeleça suas metas de vendas. Ouse estabelecer metas arrojadas, uma dica, sua meta pode ser maior que o ano anterior.
    2. Estruture um bom plano de contas, o plano deve deixar claro, os custos fixos, tudo aquilo que você terá independente das vendas e custos variáveis, tudo aquilo que irá dispender para compor as vendas, não pode esquecer de colocar no plano de contas, a avaliação de seus investimentos, estoques, compromissos assumidos. O plano deve ser feito de forma a integrar todas as informações, tudo que impacte em valor deve aparecer, e ser questionado.
    3. Monte sua planilha, deixe claro em sua planilha o que e resultado (custos e despesas envolvidos para concretizar sua venda) e o que é caixa (dispêndio monetário)
    4. Compartilhe seu plano com suas principais lideranças, garanta que todos entendam e comprem o desafio, ouça as críticas e avalie com cuidado.
    5. Crie a metodologia de follow up, desenvolve a metodologia para avaliar os resultados, agenda e o plano de ação para eventuais desvios.

     

    Não tenha medo de errar, o planejamento anual final é importante, mas você perceberá que o processo te coloca em um patamar diferenciado, no processo que você identifica os riscos, as oportunidades e as possíveis mudanças, passa avaliar variáveis que antes passavam desapercebidas. Você ao final do processo com o planejamento anual, estará preparado para assumir riscos, se defender de ameaças, identificar oportunidades, antecipar metas e lidar com incertezas do seu mercado. E sobretudo os recursos disponíveis passa a ser utilizados de maneira calculada e inteligente.

     

    As grandes organizações iniciam este processo em agosto, estabelecendo as metas a partir de janeiro do ano seguinte, as multinacionais em março, talvez por isto convencionaram estes meses como um padrão. Eu digo, a empresa é sua, com certeza a melhor data para este estudo é a sua data, por que não hoje?

     

    Conte conosco, neste processo, somos especializado no pequeno negócio

     

    José Roberto Cassiano

    Consultor de empresas

    Taletns Manager Ltda.

  3. Contas Online
    Especialista Controle Financeiro Online Empresarial ou Pessoal
    Resposta foi editada

    A gestão financeira empresarial é formada pelo conjunto de ações que envolvem controle, administração, planejamento e acompanhamento das finanças de um determinado negócio.

     

    Uma boa gestão empresarial é composta por alguns fatores. São eles:

     

    Estes dados vão ajudar você a entender quais setores do seu negócio precisam de mais investimento para gerar crescimento e lucro.

    Agora vamos falar um pouco dos primeiros passos para administrar a situação financeira de uma empresa. Muitas vezes, quando nos encontramos no meio da bagunça, é difícil encontrar a saída. Mas não se preocupe!

     

    Veja o que é essencial para um planejamento de sucesso;

    • Tenha disciplina
    • Separe suas contas
    • Conheça seus prazos

     

    E por último, um aliado que facilita o acompanhamento financeiro para te ajudar a poupar tempo: o sistema de gestão financeira  Contas Online.