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Como montar um bom planejamento financeiro para a empresa?

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Como montar um bom planejamento financeiro para a empresa?

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3 Respostas

  1. O planejamento do negócio é essencial para que os resultados sejam positivos e a empresa consiga mapear erros e acertos.

    Com ele, executivos e gestores entenderão o quanto e onde poderão investir o caixa da empresa.

    Mas por onde começar esse documento tão importante?

    Abaixo listamos o passo a passo para te ajudar em como montar o planejamento financeiro da sua empresa:

    1. faça o planejamento orçamentário;
    2. defina uma rotina de registros para todos;
    3. estipule objetivos reais e alcançáveis;
    4. elabore um controle de gastos;
    5. projete o fluxo de caixa.

    O planejamento é uma ferramenta de administração do dinheiro da organização. Ou seja, adapte-a e use-a de maneira a atender as necessidades individuais do seu negócio.

  2. Acredito que todos devem estar preparados para o planejamento financeiro, uma importante ferramenta para manter suas expectativas dentro de uma previsão .

    As grandes empresas já trabalham com previsões do ano, 5 anos e 10 anos, justificando a importância de se traçar um caminho, é lógico que podemos fazer as revisões periódicas e corrigir a rota, mas sempre teremos um caminho.

    Para o pequeno e médio, entendemos que de e ser uma rotina, na pior das hipóteses mensal, uma vez que é uma oportunidade de analisar o quem vem dando certo e o que nem tanto. Portanto uma oportunidade de analisar e apresentar soluções.

    Todos são unanimes em orientar os pequenos e médio empresários, sobre a importância de elaborar um planejamento anual, orçamento anual, Budget, mas poucos, explicam como fazer.

    A única certeza que temos que você empreendedor possui todas as informações necessárias para dar esta previsibilidade, aqui tento mostrar um processo mais simplificado:

    1. Começa pela previsão de vendas, com base em seu histórico, respeitando o movimento externo e sazonalidade, estabeleça suas metas de vendas. Ouse estabelecer metas arrojadas, uma dica, sua meta pode ser maior que o ano anterior.
    2. Estruture um bom plano de contas, o plano deve deixar claro, os custos fixos, tudo aquilo que você terá independente das vendas e custos variáveis, tudo aquilo que irá dispender para compor as vendas, não pode esquecer de colocar no plano de contas, a avaliação de seus investimentos, estoques, compromissos assumidos. O plano deve ser feito de forma a integrar todas as informações, tudo que impacte em valor deve aparecer, e ser questionado.
    3. Monte sua planilha, deixe claro em sua planilha o que e resultado (custos e despesas envolvidos para concretizar sua venda) e o que é caixa (dispêndio monetário)
    4. Compartilhe seu plano com suas principais lideranças, garanta que todos entendam e comprem o desafio, ouça as críticas e avalie com cuidado.
    5. Crie a metodologia de follow up, desenvolve a metodologia para avaliar os resultados, agenda e o plano de ação para eventuais desvios.

     

    Não tenha medo de errar, o planejamento anual final é importante, mas você perceberá que o processo te coloca em um patamar diferenciado, no processo que você identifica os riscos, as oportunidades e as possíveis mudanças, passa avaliar variáveis que antes passavam desapercebidas. Você ao final do processo com o planejamento anual, estará preparado para assumir riscos, se defender de ameaças, identificar oportunidades, antecipar metas e lidar com incertezas do seu mercado. E sobretudo os recursos disponíveis passa a ser utilizados de maneira calculada e inteligente.

     

    As grandes organizações iniciam este processo em agosto, estabelecendo as metas a partir de janeiro do ano seguinte, as multinacionais em março, talvez por isto convencionaram estes meses como um padrão. Eu digo, a empresa é sua, com certeza a melhor data para este estudo é a sua data, por que não hoje?

     

    Conte conosco, neste processo, somos especializado no pequeno negócio

     

    José Roberto Cassiano

    Consultor de empresas

    Taletns Manager Ltda.

  3. Resposta foi editada

    A gestão financeira empresarial é formada pelo conjunto de ações que envolvem controle, administração, planejamento e acompanhamento das finanças de um determinado negócio.

     

    Uma boa gestão empresarial é composta por alguns fatores. São eles:

     

    Estes dados vão ajudar você a entender quais setores do seu negócio precisam de mais investimento para gerar crescimento e lucro.

    Agora vamos falar um pouco dos primeiros passos para administrar a situação financeira de uma empresa. Muitas vezes, quando nos encontramos no meio da bagunça, é difícil encontrar a saída. Mas não se preocupe!

     

    Veja o que é essencial para um planejamento de sucesso;

    • Tenha disciplina
    • Separe suas contas
    • Conheça seus prazos

     

    E por último, um aliado que facilita o acompanhamento financeiro para te ajudar a poupar tempo: o sistema de gestão financeira  Contas Online.