Sebrae Respostas Latest Perguntas

Joseph Azacont
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Como manter um padrão de sucesso em uma empresa?

  • 0
  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Olá Joseph!

    Você já se perguntou como seria abrir seu próprio negócio? Para ser uma pessoa empreendedora? A palavra, empreendedor geralmente está associada a pessoas que abrem seu próprio negócio, mas será que, para ser empreendedor, é necessário ter uma empresa própria? A resposta é não.

    Nós podemos ser empreendedores dentro da nossa própria área de atuação, ou departamento, agindo como se fosse realmente nosso próprio negócio.

    Ser empreendedor é uma ferramenta que impulsiona o homem para o sucesso, tendo um cargo de chefia ou não. A visão da pessoa empreendedora está focada no futuro, na superação de desafios e nas oportunidades que pode abraçar no mercado ou na carreira profissional, impulsionando as ações para que realmente se concretizem e sejam um sucesso.

    Entenda o comportamento empreendedor

    Você já se perguntou como seria abrir seu próprio negócio? Para ser uma pessoa empreendedora? A palavra, empreendedor geralmente está associada a pessoas que abrem seu próprio negócio, mas será que, para ser empreendedor, é necessário ter uma empresa própria? A resposta é não.

    Nós podemos ser empreendedores dentro da nossa própria área de atuação, ou departamento, agindo como se fosse realmente nosso próprio negócio.

    Ser empreendedor é uma ferramenta que impulsiona o homem para o sucesso, tendo um cargo de chefia ou não. A visão da pessoa empreendedora está focada no futuro, na superação de desafios e nas oportunidades que pode abraçar no mercado ou na carreira profissional, impulsionando as ações para que realmente se concretizem e sejam um sucesso.

     

    Você já se perguntou: qual a relação entre as características de uma pessoa com perfil empreendedor e os novos modelos de gestão?

    No mundo do trabalho, as pessoas que possuem um comportamento empreendedor estão sendo disputadas. As empresas priorizam novos funcionários que agreguem valores por intermédio de suas qualidades comportamentais, como a busca de resultados em vez de culpados, a criatividade na solução de problemas e a vontade de vencer e de superar desafios.

    As competências comportamentais, em muitos casos, têm sido mais relevantes do que as competências técnicas, pois podemos concluir com facilidade e agilidade que uma capacidade no âmbito comportamental.

    Avaliem comigo, para aprendermos a rotina de um processo de importação, podemos ler um livro, fazer um curso ou mesmo aprender na prática, enquanto o “jogo de cintura” nas negociações internacionais, o entusiasmo e a persistência em vencer os desafios de um departamento são características pessoais que levam um tempo consideravelmente maior para serem desenvolvidas.

    Passo importante para o sucesso

    Um comportamento empreendedor é sim um passo importante para o sucesso, mas não o único.

    É necessário mais que talento, é preciso também o conhecimento. A razão de muitos fracassos em empreendimentos próprios não está na consideração do mercado nem na falta de conhecimentos de gestão e do negócio em si.

    Vejamos, a seguir, algumas características do comportamento empreendedor: 

    • Define metas: os objetivos devem ser: desdobrados em curto, médio e longo prazo, claros e específicos, desafiantes, factíveis e mensuráveis; e devem ter um significado pessoal.
    • Tem iniciativa e pró-atividade: movimenta-se no sentido de aproveitar as oportunidades do mercado para expandir os produtos ou os serviços para os novos negócios ou nichos de mercado.
    • Aceita os riscos e trabalha bem sob pressão: aceita os desafios e os riscos e não desanima diante da pressão por resultados.
    • Tem motivação e entusiasmo: possui automotivação relacionada com os desafios e objetivos, além de manifestar entusiasmo e defender suas ideias e projetos.
    • Busca assegurar a qualidade: visa a atingir uma qualidade de 100% para evitar o retrabalho, promover a redução de custos e garantir a satisfação do cliente.
    • Tem criatividade e inventividade: busca soluções alternativas, não desanima diante dos obstáculos.
    • Tem foco no cliente: esforça-se em deixar os clientes satisfeitos, age “com o cliente na mente”, procurando atender às necessidades de qualidade, agilidade e redução de custos dos clientes.
    • Busca estar atualizada: empenha-se para estar munida de dados, resultados e informações, procura estudar pessoalmente o meio ambiente para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes.
    • Tem organização e planejamento: procede a um monitoramento periódico de seus resultados, estabelece os objetivos e define metas e prazos.
    • Forma sua rede de contatos: preocupa-se em desenvolver as relações e manter um networking dentro de seu círculo de interesses.
    • Tem foco em resultados: não perde o foco, tem persistência e comprometimento, não desanima com as dificuldades, age rapidamente e assume suas responsabilidades, buscando resultados.
    • Tem habilidades de relacionamentos: mantém uma postura flexível e de aceitação de críticas, além de buscar a integração de esforços nas equipes de trabalho.

    Boa sorte!

  2. Empresa de Sucesso

    Parabéns, se esta perguntando como manter o Sucesso, e por que já esta nele, portanto o mais difícil já aconteceu, seu Sucesso, agora, segue as dicas para a manutenção:

    1. Não se acomode, inove sempre
    2. Avalie tudo que vem dado certo
    3. Levante tudo que não esta dando certo, avalie as correções
    4. Quais as necessidades que estão aparecendo.
    5. O que o meu cliente está procurando
    6. Como está a motivação ou de seus colaboradores. O grau de motivação de seus funcionários impactam diretamente no seu cliente.
    7. Olhe sempre de fora, e veja sua empresa como estivesse olhando a do seu concorrente, para investir nos pontos forte e resolver os pontos de melhoria.
    8. Crie indicadores confiáveis para ter a certeza de sua avaliação, indicadores financeiros, vendas, marketing, produção, RH. Tenha dados confiáveis para tomar decisões

    Espero ter ajudado

    Abraço

     

    José Roberto Cassiano

  3. Resposta foi editada

    Como manter um padrão de sucesso em uma empresa?

    Sua pergunta foi aberta demais para mim.

    Pois esse padrão, pelo menos da forma que expõe, pode certamente ser diferente em organizações diferentes, logicamente se comparadas dentro do mesmo contexto. Poderia ser o mesmo padrão menor na empresa A e maior na empresa B.

    Outra coisa, o sucesso pode se confundir com muitas coisas, como exemplo as realizações das coisas que perseguimos em toda nossa vida. Vejamos o caso de metas batidas para não fugirmos do contexto aqui. E se colocarmos que todas as metas são apenas uma parte de outra maior, não há no que se dizer em padrão de sucesso nesse caso. Apenas poderia ser uma meta de outras dezenas delas, quem sabe.

    Coisas assim, poderiam orientar falsamente qualquer indivíduo a relaxar seus esforços na busca da próxima meta por achar que é o cara da organização.

    Acredito que o profissional que quer ser o melhor no que faz dentro da sua empresa ou no mundo, pouco está preocupado com o “padrão de sucesso”.

    Foque em você. Boa sorte e sucesso 😀