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Sebrae

Como implantar um sistema para bares e restaurantes?

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3 Respostas

  1. Boa tarde agradecemos a sua pergunta , e de grande valor para nos.

    A primeira medida para uma boa implantação é poder contar com um fornecedor experiente e que conheça sobre o seu negócio. Como essa não é uma atividade de rotina para você, é bom poder contar com alguém que esteja acostumado com a implantação, do mesmo modo que sua equipe está habituada ao preparo das refeições.

    Além disso, valorize o treinamento e procure ajustar os seus processos logo no momento da adoção do sistema. Tentar correr para implantar de forma rápida, antes de preparar, configurar e parametrizar o sistema, dificilmente compensa.

  2. KCMSBrasil
    Boas respostas Especialista em Tecnologia para Food Services

    Se você é dono de um restaurante, lanchonete, pizzaria, food truck, cafeteria, bar, pub ou até mesmo de um quiosque, entende que cuidar da administração exige o cumprimento de diversas tarefas ao mesmo tempo. Contudo, já existem alternativas capazes de melhorar o gerenciamento. Uma delas é uma ação muito simples: implantar um software em seu negócio.

    Os softwares entraram nos estabelecimentos de Foodservice com o objetivo de facilitar a rotina e obter lucros cada vez maiores. Um bom sistema consegue se adaptar a diferentes formatos de negócio. No entanto, acontece que um restaurante maior pode precisar de uma funcionalidade que um de médio ou pequeno não demanda.

    Sem a tecnologia, uma empresa está sujeita a escolher entre produtividade ou qualidade, sendo impossível finalizar todas as demandas com eficiência. Por outro lado, quando existe um sistema de gestão, fica mais fácil e ágil gerenciar as operações.

    Quer descobrir por que implantar um software é uma grande iniciativa para os negócios?

    Assista ao vídeo abaixo e entenda por que você deve implementar um software de gestão na sua empresa. A seguir, confira os principais benefícios de implantar um software de gestão!

     

    Investimento a longo prazo

    Para gerenciar seu negócio, serão necessários novos gastos constantes, considerando todas as necessidades que surgirão pelo caminho. Geralmente, quando unificamos todas essas despesas e obtemos retornos positivos, é comum dizermos que realizamos um bom investimento.

    Dessa forma, implantar um software não é um custo, mas sim um investimento. Um sistema de gestão pode trazer resultados satisfatórios a longo prazo, beneficiando toda a empresa.

     

    Implantar um software ajuda na redução de custos

    Todo mundo já ouviu dizer que tempo é dinheiro, certo? No mundo empresarial, podemos dizer que o ditado faz ainda mais sentido.

    Pense em todas as horas gastas pela equipe corrigindo falhas e refazendo, de forma analógica, tarefas que poderiam ter sido resolvidas de primeira. Esse tempo representa custo. Em vez disso, o seu time poderia desempenhar processos que elevem o potencial competitivo do seu estabelecimento.

    Além disso, em tempos de crise, reduzir despesas tornou-se prioridade para muitos empresários. Isso mostra que, quanto mais um negócio cresce, mais custos ele oferece, e nem sempre tais gastos são administrados da melhor forma.

    Por outro lado, com a implantação de um software será possível reduzir esforços humanos. Mesmo com esforços reduzidos é possível fazer melhor controle do orçamento da empresa. E também há a facilidade em centralizar informações e apontar, com maior precisão, as fontes de gastos que podem ser descartadas.

    Em muitos casos, existe a possibilidade de deixar o quadro de colaboradores mais enxuto devido ao aumento de eficiência.

    Aumento de receita

    O aumento de receita é um ponto onde todos gostariam de atuar, mas nem sempre é tão fácil. Um dos caminhos é trazer mais clientes, porém é uma estratégia cara.

    Aumentar o ticket do cliente que já está lá dentro é a medida mais barata para isso, mas como fazer?

    Um exemplo no caso de um restaurante, cafeteria ou qualquer negócio de food service que atende na mesa é migrar para a automação no atendimento do garçom. Isso agiliza o pedido e a entrega, assim, a mesa gira mais vezes e aumenta a receita, de forma consequente.

    Um software possibilita um monitoramento detalhado da lucratividade das vendas, em tempo real. Essa praticidade ainda permite que o gestor avalie o desempenho dos colaboradores e estude seu comportamento individualmente.

    Implantar um software reduz o tempo de espera de atendimento

    Seja por meio do cardápio digital ou sistemas de cadastros, um software é a solução ideal para reduzir o tempo do atendimento. Contudo, é um processo que precisa ganhar mais eficiência, em especial em negócios de alimentação.

    No caso de um cardápio digital, outras vantagens são incluídas: facilita o processo de escolha do cliente, contribui na atualização do cardápio e atende clientes estrangeiros, quando há opção de outros idiomas. Além de reduzir custos com materiais impressos, você encanta os seus consumidores através de fotos que estimulem ainda mais o desejo de consumo.

    Nesse cenário, somente um software é capaz de oferecer agilidade nos registros e redução no período de espera. Consequentemente, agradará os clientes e contribuirá para o aumento dos lucros.

    A relação com o consumidor fica mais estreita porque o software guarda os dados. Com eles em mão, os colaboradores podem oferecer vantagens aos clientes com base em seu histórico de consumo e colocar ações de fidelização em prática.

    Diminuição dos erros

    Errar é humano, mas no mundo dos negócios cada falha pode ter um preço muito alto. Investir em um sistema de automação significa otimizar cada atividade, obtendo menos chances de erros e, assim, reduzindo de gastos ou retrabalho.

    Se falarmos de atendimento, pedidos podem ter erros minimizados onde a consequência é clientes mais satisfeitos, assim como, a redução de custos gerados por erros.

    Ganhar mais praticidade por meio das soluções tecnológicas traz uma relação custo-benefício importante para qualquer administração, sendo válido apostar todas as fichas na tecnologia.

    “Mas, como implantar um software de gestão para o meu negócio?”

    Já está convencido que implantar um software no restaurante é a melhor alternativa para obter benefícios e otimizar os lucros? A escolha nunca deve ser feita por impulso. Primeiramente, é importante ter certeza de que a solução será efetiva para o negócio. Por isso, considere cinco questões principais antes de realizar a compra:

    • O software atende as necessidades do meu restaurante?
    • A interface do sistema é intuitiva?
    • Vou ter assistência técnica?
    • Existe um programa de capacitação?
    • Posso acessar as informações por uma plataforma on-line?

    Gostou das dicas? A KCMS oferece soluções para o seu negócio! Então entre em contato com nosso time de consultores e veja, na prática, como um software pode trazer mais eficiência para a sua empresa. Quer continuar aprendendo sobre softwares de gestão?

     

  3. Carlos Andreasse
    Sabe das coisas Sistema de vendas e gestão para restaurantes

    De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a grande maioria dos estabelecimentos alimentícios já automatiza alguns de seus processos com sistemas de automação, feito o Simpliza, e observam economias no tempo e dinheiro.

    Gerenciar um restaurante não é coisa que se aprende do dia para a noite. Cuidar de todos os detalhes do negócio como: estoque, fluxo de pedidos, atendimento, funcionamento da cozinha, garçons, entregadores, limpeza, operação de caixa etc… Parece bem trabalhoso, não é?

    Com tantas atribuições, é comum que pequenos erros começassem a se acumular no dia a dia. Contato, esses erros podem acabar custando tempo e dinheiro. Saber lidar com imprevistos, problemas e dinheiro mais curto no fim do mês são habilidades que donos de estabelecimentos acabam adquirindo com o tempo.

    Uma boa maneira de evitar esses erros e desafogar as responsabilidades da gestão, é utilizando um sistema de automação comercial para restaurantes.

    As novas tecnologias estão mudando significativamente o segmento de food service, incluindo restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. A automação comercial, comanda eletrônica, menus digitais, o uso de dados e a conectividade estão revolucionando a maneira como os negócios de alimentação funcionam.

    Essas tecnologias permitem que os restaurantes ofereçam serviços mais eficientes, como pedidos online, delivery, pagamento eletrônico, gestão de estoque automatizada e análise de dados em tempo real.

    E na prática? Qual programa e quais ferramentas devo escolher para investir?

    O que devo buscar em um programa para restaurante?

    É essencial ter um programa de gestão eficiente para administrar um restaurante. Mas escolher o programa certo em meio a tantas opções pode ser desafiador.

    No restaurante de todo o texto, vamos apresentar os principais pontos que você deve considerar ao escolher um programa para seu restaurante, a fim de garantir que ele atenda a todas as suas necessidades

    1- Avalie as funcionalidades

    Certifique-se de que o sistema oferece recursos que vão atender às suas necessidades. Por exemplo, se seu foco é no delivery, precisa de um sistema para hamburgueria com delivery exclusivo e cardápio digital!

    2- Verifique a usabilidade

    Escolha um programa fácil de usar para que você e sua equipe possam funcionar em produtividade máxima. Além disso, um sistema fácil reduz o tempo de treinamento de novos funcionários.

    3- Considere as integrações

    Se você já usa outros softwares ou aplicativos em seu restaurante, verifique se o sistema que você escolher é compatível com eles. A integração diminui o trabalho e automatiza ainda mais os processos.

    4- Verifique o custo-benefício

    O preço de um sistema nem sempre está ligado à sua qualidade. Existem muitas opções no mercado, e podem ser muito similares quanto ao serviço. Porém, nem todas oferecem planos acessíveis, principalmente para empreendedores que acabaram de abrir um negócio e ainda não tem capital para investir num software de automação.

    Então, faça uma comparação entre as funcionalidades que o software oferece e o seu preço: realmente vale a pena?

    Top 3 melhores programas para restaurante

    Confira a recomendação da nossa equipe Simpliza dos melhores programas do mercado segundo nossos pontos citados acima. São eles:

    1- Simpliza

    Simpliza é um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento. Além disso, oferece diversos planos recheados de vantagens para diversos tipos de negócios. Além de gratuito, o sistema possui todas as funcionalidades que seu negócio precisa. Para completar, ainda auxilia nas vendas de balcão, de comanda, e delivery. O suporte do Simpliza é via chat direto com nosso suporte. Então, se no seu orçamento não cabe um software caro, o plano gratuito do Simpliza pode te ajudar.

    2- Goomer

    O sistema Goomer funciona como um cardápio eletrônico e pode ficar disponível nas mesas, para controle também dos clientes, ou permanecer com o garçom. Inclusive, o próprio consumidor pode pedir diretamente no tablet. O plano gratuito oferece algumas das funções do sistema, como cardápio digital, e disponibiliza até 30 pedidos por mês sem custo algum e acesso a algumas funcionalidades.

    3- Consumer

    Consumer é um dos maiores do ramo no país, trabalhando exclusivamente com estabelecimentos de alimentação. Oferece diversos recursos e é bem avaliado. Para os clientes, eles oferecem Premium completa grátis por 15 dias ou usar a versão grátis pelo tempo que desejar, mas recursos limitados. A versão gratuita, apesar de ter recursos muito limitados, pode ajudar quem está começando.

    Conheça o Programa para restaurante Simpliza: Uma nova visão de software para o mercado

    Simpliza tem a missão de facilitar a administração e dar uma folga para os empreendedores que estão sempre de plantão. Para isso, automatizamos os processos no seu restaurante, para que você não precise se preocupar com eles.

    Simplificar a rotina do seu restaurante é simples com o sistema gratuito para restaurante Simpliza, um software desenvolvido para ser completo e fácil de usar.

    O Simpliza oferece um diferencial em seu plano gratuito, que é o suporte ao cliente. Enquanto outros planos gratuitos em sua maioria oferecem suporte apenas por email, o Simpliza tem um suporte completo e um canal de comunicação direto com todos os seus clientes.

    Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento. Além disso, oferecemos diversos planos recheados de vantagens para diversos tipos de negócios!

    Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

    Além de gratuito, nosso sistema possui todas as funcionalidades que seu negócio precisa, isso porque acreditamos em ajudar o seu empreendimento a crescer!

    Então, se no seu orçamento não cabe um software caro, pode contar com o plano gratuito do Simpliza para realizar seus sonhos!

    Ficou interessado? O que acha de marcar uma apresentação gratuita do sistema, sem custo e sem compromisso? Clique aqui para agendar.