Consumidor de lingerie.
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Boa tarde Carla. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
1- Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4- Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
5- Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
6- Aplique o questionário
Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.
7- Reúna os resultados
Depois de reunidos, analise as respostas.
Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.
Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.
Curso gratuito Análise de negócio – pesquisa de mercado.
A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que o empreendedor obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu empreendimento.
O Sebrae possui alguns artigos que podem auxiliá-lo a utilizar essa importante ferramenta de gestão: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/entenda-o-que-e-uma-pesquisa-de-mercado,284836627a963410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Neste outro link você entenderá o que é uma pesquisa de mercado e para que ela serve:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Complementando o seu conhecimento, o artigo a seguir fala sobre as formas de investigação de um mercado para estabelecer o cenário em que sua empresa está inserida:
https://respostas.sebrae.com.br/pesquisa-mercado-como-apoio-tomada-decisoes/
Dependendo da sua pesquisa, você pode usar o Survey Monkey ou o próprio google docs tem essa possibilidade também.