CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pesquisa de mercado como apoio na tomada de decisões

Pesquisa de mercado como apoio na tomada de decisões

LupaEm artigo publicado no blog Mercado & Consumo, Luiz Goes, sócio sênior de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza, ressalta a importância da pesquisa de mercado como instrumento fundamental para apoiar toda e qualquer ação de mercado, desde a concepção de um produto, passando pela marca, pelo ponto de venda e também pela comunicação.

Ele lembra que a investigação de um mercado pode ser feita de diversas maneiras, com diferentes enfoques: sob a ótica da demanda ou da oferta, sob a ótica do tipo de produto, sob a composição dos canais e formatos, e também do ponto de vista qualitativa e/ou quantitativa, sobre as quais ele aprofunda no seu artigo.

De acordo com o especialista, a pesquisa qualitativa se presta muito quando queremos, por exemplo, conhecer o nosso público-alvo ou para sondar um mercado sobre o qual não se conhece muito. “As investigações qualitativas pretendem responder às perguntas do tipo: Como? Qual o motivo? Quais as motivações? Uma leitura que não se apoie em números de qualquer forma”, explica.

Já a avaliação quantitativa, por sua vez, pretende identificar todas as características que precisam ser respaldadas por números, por dimensionamento, por tamanhos. Neste caso, muito mais do que percepções, o que vale é o apoio de métodos estatísticos e matemáticos e que permitam extrapolar valores para o universo estudado, a partir de levantamentos feitos em uma amostra.

Sendo assim, a pesquisa quantitativa é normalmente utilizada após ou concomitantemente a uma pesquisa de cunho qualitativo e visa fornecer e embasar, por exemplo, demanda por produtos, tamanho de mercado, perfil de frequentadores de uma loja, compradores de determinada categoria e assim por diante.

Para saber mais, leia a íntegra do texto.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae