Olá. Gostaria de abrir uma loja virtual de card games e, futuramente, uma loja física no mesmo ramo.
Notei que na minha cidade lojas desse tipo se concentram mais para o centro e zona sul, já nas outras regiões não existe nenhuma loja do ramo. Porém, eu não sei como fazer uma pesquisa de mercado pra saber se na minha região (leste) existe demanda para esse tipo de negócio.
Quanto à loja virtual, minha maior dúvida é como concorrer com as lojas já conceituadas do ramo?
Olá, Vagner.
1. Para fazer uma pesquisa de mercado em primeiro lugar você pensar em quem é o seu público. Coloque tudo por escrito, características como: idade, sexo, faixa de renda.
2. É importante você buscar informações sobre o mercado dos proprietários das lojas, tomando o cuidado para não revelar seus planos de abrir o negócio e acabar criando algum tipo de resistência. Procure saber, por exemplo, porque nas outras regiões ninguém ainda investiu no negócio.
É importante extrair estas informações, pois se ninguém abriu um negócio desse ramos nas outras regiões, certamente há um motivo.
3. Procure os clientes dessas lojas e pergunte para eles coisas como: por que gostam de jogar aqui? O que não gosta daqui? Você mora em que região? etc.
Essas perguntas te darão um panorama sobre as oportunidades do mercado e sua demanda.
Levante essas informações informalmente, em uma conversa normal mesmo. Após isso, você pode criar um formulário com perguntas para extrair mais informações.
Te garanto que só de fazer isso, já terá uma boa visão da lucratividade ou prejuízo de investir no negócio,
Boa tarde Vagner. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
1- Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4- Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
5- Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
6- Aplique o questionário
Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.
7- Reúna os resultados
Depois de reunidos, analise as respostas.
Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.
Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.
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