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Sebrae

Como fazer Marketing Multinível ou Marketing de Rede de forma legal?

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Essa estratégia muito usada para atividades que envolvem o crime de pirâmide financeira pode funcionar de verdade? quais são os casos de sucesso?

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1 Resposta

  1. O Marketing Multinível ou Marketing de Rede é um formato de venda bastante polêmico e que gera muitas dúvidas em diversos profissionais. 

    Além de causar rejeição em muitos consumidores com revendedores bastante insistentes, principalmente, quando querem recrutar novos revendedores e optam por uma estratégia pouco atraente.

    Se você quer entender um pouco mais como funciona o Marketing Multinível ou Marketing de Rede, veja abaixo como realmente funciona:

    Marketing de Rede x Marketing Multinível

    O Marketing Multinível (MMN) também conhecido como Marketing de Rede são sinônimos. 

    Multinível se refere ao formato como os vendedores trabalham, de forma não linear e sim, ramificados, como uma rede. 

    Por isso, ambos os termos estão corretos e significam a mesma coisa.

    O Que é Marketing Multinível ou Marketing de Rede?

    O Marketing Multinível ou Marketing de Rede é o formato de vendas legal, em que o revendedor, além de ganhar dinheiro com a venda direta de produtos, também consegue lucrar com a rede de revendedores, recrutando novos vendedores para o time de vendas.

    Como Funciona o Marketing Multinível ou Marketing de Rede?

    A lógica do Marketing Multinível ou Marketing de Rede é que quanto mais você trabalha, mais você ganha. O profissional que se dedica a trabalhar com esse formato de vendas pode ganhar dinheiro:

          º com lucro direto: vendendo produtos ao cliente final;

          º com lucro indireto: atraindo novos revendedores para ganhar comissão.

    No Marketing de Rede, a venda de produto é direta, ou seja, não há o intermédio do distribuidor. O vendedor vende o produto direto do fabricante, reduzindo assim a cadeia do produto, e consequentemente o valor final da mercadoria.

    Networking no Marketing Multinível ou Marketing de Rede

    Como vimos, no Marketing Multinível ou Marketing de Rede, além de ganhar dinheiro vendendo produtos, também é possível ganhar dinheiro recrutando profissionais para revender os produtos e, assim, aumentar a rede.

    Consequentemente, se você precisa recrutar pessoas, precisa ter um bom networking para que seu trabalho seja mais eficiente, já que é preciso ter muitos contatos.

    Portanto, ser comunicativo e conhecer muitas pessoas é essencial para que seu trabalho tenha resultado dentro das expectativas.

    Marketing de Rede ou Marketing Multinível é Legal?

    Sim, o Marketing de Rede ou Marketing Multinível, como preferir, é legal. 

    Esse formato de vendas segue as normas do comércio, do consumidor e tributárias, portanto, funciona dentro da lei.

    Muitas pessoas confundem o Marketing de Rede ou Marketing Multinível com sistema de pirâmide, que é muito mal visto pelo consumidor.

    Ao contrário do Marketing de Rede, que funciona de forma legal, o sistema de pirâmide cria um esquema de recrutamento de vendedores que não se sustenta a longo prazo. Além dos produtos serem superfaturados, podem conter propaganda enganosa e não agregam valor ao consumidor final.

    Entre as marcas mais conhecidas que trabalham com esse sistema de vendas de Marketing de Rede ou Marketing Multinível, podemos citar:

            º Mary Kay: um dos maiores exemplos de marca que trabalha com sistema de venda multinível. A marca atrai muitas mulheres apaixonadas pelo setor de beleza. Uma das grandes conquistas para quem vende produtos da marca é conquistar o famoso carro rosa.

             º Jequiti: empresa do Grupo Silvio Santos dedicada ao mercado de beleza e perfumaria. Além das comissões, algo que chama bastante atenção dos revendedores, há possibilidade participar dos programas do SBT e faturar ainda mais;

             º Herbalife: uma empresas de nutrição que promove estilo de vida saudável e é famosa pelos shakes de emagrecimento. 

    Para quem o marketing de rede é recomendado?

    Por mais que investir em Marketing Multinível ou Marketing de Rede pareça vantajoso não é todo muito que se dá bem com esse tipo de negócio. O primeiro passo é ter um perfil que se identifique com esse formato de vendas.

    Se você acredita que se dá bem com venda de produtos, é comunicativo, terá tempo para investir na marca e nos produtos e busca uma qualidade de vida com flexibilidade para fazer seu próprio horário, então o Marketing de rede ou Marketing Multinível é feito para você. 

    Além disso, como falado anteriormente, é preciso ter uma boa rede de contatos, portanto, ser extrovertido também faz a diferença. 

     

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