Como fazer e organizar a contabilidade da empresa?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde. Vendas, compras e despesas devem ser acompanhadas e avaliadas com frequência. A saúde de um negócio depende de controle financeiro eficaz e eficiente.
1) Registros mínimos sobre as operações, como:
1- Vendas à vista ou a prazo;
2- Compras por grupos e departamentos;
3- Despesas com pessoal de vendas e administrativo;
4- Despesas indiretas;
5- Desencaixes com impostos e encargos;
6- Pagamentos e recebimentos.
2) Reúna informações que possibilitem fazer um planejamento financeiro.
3) Colete dados sobre as vendas por grupos ou departamentos e por loja, com seus valores devidamente deflacionados, como:
1- Quais mercadorias, quanto e quando comprá-las;
2- Calendário de promoções e campanhas;
3- Conhecimento das temporadas baixas e preparação para investimentos nas altas;
4- Estipulação de cotas de compras;
5- Conhecimento das particularidades de cada ponto de venda;
6- Visualização, em gráficos, do desempenho das vendas;
4) Reúna o pessoal da empresa para demonstrar o seguinte:
1- (+) Vendas à vista
2- (+) Vendas à prazo
3- (=) Total de vendas
4- (-) Custo das mercadorias
5- (-) Impostos diretos
6- (-) Comissões + DSR + Encargos
7- (-) Outros custos diretos
8- (=) Lucro bruto ou margem
9- (-) Despesas indiretas ou custos fixos
10- (=) Resultado Operacional
5) Exija e analise com o contador os balancetes mensais.
6) Administre suas compras e estoques por departamentos ou grupos.
7) Ordene os levantamentos e inventários por linhas de mercadorias similares e correlatas.
8) Trabalhe com estoque mínimo para diminuir a necessidade de capital de giro.
Oito dicas para a organização contábil da sua empresa