Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Como fazer e organizar a contabilidade da empresa?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde. Vendas, compras e despesas devem ser acompanhadas e avaliadas com frequência. A saúde de um negócio depende de controle financeiro eficaz e eficiente.

    1) Registros mínimos sobre as operações, como:

    1- Vendas à vista ou a prazo;

    2- Compras por grupos e departamentos;

    3- Despesas com pessoal de vendas e administrativo;

    4- Despesas indiretas;

    5- Desencaixes com impostos e encargos;

    6- Pagamentos e recebimentos.

    2) Reúna informações que possibilitem fazer um planejamento financeiro.

    3) Colete dados sobre as vendas por grupos ou departamentos e por loja, com seus valores devidamente deflacionados, como:

    1- Quais mercadorias, quanto e quando comprá-las;

    2- Calendário de promoções e campanhas;

    3- Conhecimento das temporadas baixas e preparação para investimentos nas altas;

    4- Estipulação de cotas de compras;

    5- Conhecimento das particularidades de cada ponto de venda;

    6- Visualização, em gráficos, do desempenho das vendas;

    4) Reúna o pessoal da empresa para demonstrar o seguinte:

    1- (+) Vendas à vista

    2- (+) Vendas à prazo

    3- (=) Total de vendas

    4- (-) Custo das mercadorias

    5- (-) Impostos diretos

    6- (-) Comissões + DSR + Encargos

    7- (-) Outros custos diretos

    8- (=) Lucro bruto ou margem

    9- (-) Despesas indiretas ou custos fixos

    10- (=) Resultado Operacional

    5) Exija e analise com o contador os balancetes mensais.

    6) Administre suas compras e estoques por departamentos ou grupos.

    7) Ordene os levantamentos e inventários por linhas de mercadorias similares e correlatas.

    8) Trabalhe com estoque mínimo para diminuir a necessidade de capital de giro.

    Oito dicas para a organização contábil da sua empresa