Como fazer Análise e Planejamento Financeiro?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O curso é voltado para empresários de pequenos negócios que desejam projetar estratégias empresariais a partir de análise financeira do seu negócio.
Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/analise-e-planejamento-financeiro,3e6b4bbfa8c98510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Acredito que todos devem estar preparados para o planejamento financeiro, uma importante ferramenta para manter suas expectativas dentro de uma previsão .
As grandes empresas já trabalham com previsões do ano, 5 anos e 10 anos, justificando a importância de se traçar um caminho, é lógico que podemos fazer as revisões periódicas e corrigir a rota, mas sempre teremos um caminho.
Para o pequeno e médio, entendemos que de e ser uma rotina, na pior das hipóteses mensal, uma vez que é uma oportunidade de analisar o quem vem dando certo e o que nem tanto. Portanto uma oportunidade de analisar e apresentar soluções.
Todos são unanimes em orientar os pequenos e médio empresários, sobre a importância de elaborar um planejamento anual, orçamento anual, Budget, mas poucos, explicam como fazer.
A única certeza que temos que você empreendedor possui todas as informações necessárias para dar esta previsibilidade, aqui tento mostrar um processo mais simplificado:
Não tenha medo de errar, o planejamento anual final é importante, mas você perceberá que o processo te coloca em um patamar diferenciado, no processo que você identifica os riscos, as oportunidades e as possíveis mudanças, passa avaliar variáveis que antes passavam desapercebidas. Você ao final do processo com o planejamento anual, estará preparado para assumir riscos, se defender de ameaças, identificar oportunidades, antecipar metas e lidar com incertezas do seu mercado. E sobretudo os recursos disponíveis passa a ser utilizados de maneira calculada e inteligente.
As grandes organizações iniciam este processo em agosto, estabelecendo as metas a partir de janeiro do ano seguinte, as multinacionais em março, talvez por isto convencionaram estes meses como um padrão. Eu digo, a empresa é sua, com certeza a melhor data para este estudo é a sua data, por que não hoje?
Conte conosco, neste processo, somos especializado no pequeno negócio
José Roberto Cassiano
Consultor de empresas
Taletns Manager Ltda.