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Sebrae

Como fazer Análise e Planejamento Financeiro?

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2 Respostas

  1. Acredito que todos devem estar preparados para o planejamento financeiro, uma importante ferramenta para manter suas expectativas dentro de uma previsão .

    As grandes empresas já trabalham com previsões do ano, 5 anos e 10 anos, justificando a importância de se traçar um caminho, é lógico que podemos fazer as revisões periódicas e corrigir a rota, mas sempre teremos um caminho.

    Para o pequeno e médio, entendemos que de e ser uma rotina, na pior das hipóteses mensal, uma vez que é uma oportunidade de analisar o quem vem dando certo e o que nem tanto. Portanto uma oportunidade de analisar e apresentar soluções.

    Todos são unanimes em orientar os pequenos e médio empresários, sobre a importância de elaborar um planejamento anual, orçamento anual, Budget, mas poucos, explicam como fazer.

    A única certeza que temos que você empreendedor possui todas as informações necessárias para dar esta previsibilidade, aqui tento mostrar um processo mais simplificado:

    1. Começa pela previsão de vendas, com base em seu histórico, respeitando o movimento externo e sazonalidade, estabeleça suas metas de vendas. Ouse estabelecer metas arrojadas, uma dica, sua meta pode ser maior que o ano anterior.
    2. Estruture um bom plano de contas, o plano deve deixar claro, os custos fixos, tudo aquilo que você terá independente das vendas e custos variáveis, tudo aquilo que irá dispender para compor as vendas, não pode esquecer de colocar no plano de contas, a avaliação de seus investimentos, estoques, compromissos assumidos. O plano deve ser feito de forma a integrar todas as informações, tudo que impacte em valor deve aparecer, e ser questionado.
    3. Monte sua planilha, deixe claro em sua planilha o que e resultado (custos e despesas envolvidos para concretizar sua venda) e o que é caixa (dispêndio monetário)
    4. Compartilhe seu plano com suas principais lideranças, garanta que todos entendam e comprem o desafio, ouça as críticas e avalie com cuidado.
    5. Crie a metodologia de follow up, desenvolve a metodologia para avaliar os resultados, agenda e o plano de ação para eventuais desvios.

     

    Não tenha medo de errar, o planejamento anual final é importante, mas você perceberá que o processo te coloca em um patamar diferenciado, no processo que você identifica os riscos, as oportunidades e as possíveis mudanças, passa avaliar variáveis que antes passavam desapercebidas. Você ao final do processo com o planejamento anual, estará preparado para assumir riscos, se defender de ameaças, identificar oportunidades, antecipar metas e lidar com incertezas do seu mercado. E sobretudo os recursos disponíveis passa a ser utilizados de maneira calculada e inteligente.

     

    As grandes organizações iniciam este processo em agosto, estabelecendo as metas a partir de janeiro do ano seguinte, as multinacionais em março, talvez por isto convencionaram estes meses como um padrão. Eu digo, a empresa é sua, com certeza a melhor data para este estudo é a sua data, por que não hoje?

     

    Conte conosco, neste processo, somos especializado no pequeno negócio

     

    José Roberto Cassiano

    Consultor de empresas

    Taletns Manager Ltda.