Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Como fazer a revisão do fgts ?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Se você teve dinheiro na conta do FGTS entre 1999 e 2013, saiba que é possível fazer a revisão do saldo do FGTS. Isso porque, o reajuste que ocorreu nesse período não reflete a inflação da época, fazendo o trabalhador perder o poder de compra.

    Por esse motivo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu fazer uma correção inflacionária de acordo com o índice que acompanha a inflação, que neste caso, é o INPC – Índice de Preço ao Consumidor.

    Como receber a correção do FGTS?

    Para receber a correção do FGTS é preciso contar com a ajuda de um advogado para fazer a ação de recálculo e cobrança na justiça federal contra a Caixa Econômica Federal. Caso não tenha condições de contratar o profissional da área, é possível contar com a ajuda da Defensoria Pública da União.

    Quem tem direito?

    Todos os trabalhadores brasileiros ou estrangeiros que trabalharam no regime CLT, sejam eles, trabalhadores urbanos, rurais, temporários, avulsos, safristas e atletas profissionais, durante 1999 e 2013 e que têm conta ativa no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem direito à correção e revisão do FGTS.

    Aposentados e trabalhadores que já sacaram o FGTS também podem entrar com uma ação para obter a restituição da diferença do valor a mais que teriam direito.

    Como fazer a revisão do FGTS?

    É possível consultar o valor disponível e fazer a revisão do FGTS sem sair de casa, no próprio site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo do FGTS.

          º  Acesse o site da Caixa;

          º  Cadastre uma senha, tendo em mãos o número do NIS ou PIS. (Esses números podem ser encontrados no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho, extrato impresso do FGTS ou no site Meu INSS);

          º  Depois de informar o número, é só clicar em “cadastrar senha”;

          º  Preencha os dados e faça login para acessar a conta;

          º  O site então mostrará informações sobre todas as contas do FGTS que o trabalhador já teve. É possível ver também as contas que já tiveram saques efetuados (em “extrato completo”).

    Com a mesma senha, é possível fazer a consulta através do aplicativo do FGTS, disponível para celulares Android ou iOS.

    Outra forma de fazer a revisão do FGTS consultar é indo numa agência da Caixa Federal e apresentar documentos oficiais como RG, CPF ou carteira de trabalho.

    Documentos necessários para fazer a revisão do FGTS

    Para dar entrada na ação para correção do FGTS alguns documentos são necessários:

          º  Extrato analítico do FGTS durante o período de 1999 a 2013;

          º  Cálculo dos valores a serem recebidos;

          º  Comprovante de residência atualizado;

          º  CPF;

          º  RG;

          º  CTPS (carteira de trabalho e previdência social).

    Pontos previstos na Medida Provisória do FGTS

    Devido a calamidade causada pelo coronavírus, a medida provisória 946/2020 determina disponível o saque do FGTS. Desde o dia 15 de julho, os profissionais titulares de contas vinculadas do FGTS podem efetuar o saque de recursos de até R$ 1.045,00, por trabalhador.

    Para mais conteúdos como esse acesse o portal do Sebrae.